A Enel Distribuição Ceará inicia mais uma edição da Operação Energia Legal, que irá promover ações sustentáveis, sociais e educativas para a população. A operação será realizada entre hoje (25) e quinta-feira (28) na praça ao lado do Restaurante Popular, no Centro de Maracanaú, e vai beneficiar clientes com o sorteio de geladeiras, troca de lâmpadas, palestras de consumo consciente e atendimento de duas unidades móveis, levando serviços como parcelamento de contas, troca de titularidade, ligação nova, dentre outros. Além disso, as equipes da companhia também vão fazer inspeções na rede em conjunto com órgãos de segurança.
As inscrições do programa Enel Compartilha Eficiência, que vai sortear 70 geladeiras novas e eficientes, poderão ser feitas até amanhã, 26, das 9h às 15h. Podem participar do sorteio clientes que estão cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, clientes classificados como residencial monofásico rural ou clientes residenciais que têm consumo médio mensal de até 200 KW/h. Também é necessário ter uma geladeira vela ainda em uso e estar adimplente com a distribuidora.
O sorteio será feito também amanhã, às 17h, e a troca dos aparelhos novos acontecerá nesta quarta-feira (27), das 8h às 11h30. Os equipamentos ofertados no programa têm selo Procel, o que significa maior eficiência no consumo de energia elétrica. Estima-se que uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.
Outra ação do programa será a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos com tecnologia LED. Cada cliente Enel poderá substituir até 10 unidades. Com isso, o programa auxilia no uso correto e também na economia de energia. No local também estará a Nave Enel, um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais, utilizando tecnologia de realidade virtual 3D, além de jogos realizados com telas touch.
O Energia Legal é mais uma atuação da Enel Ceará para promover a segurança da população, uso consciente e também para melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Os serviços estarão disponíveis de hoje (25) a quinta (28), das 9h às 17h, na praça ao lado do Restaurante Popular de Maracanaú.
Furto de Energia
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Carlos Cavalcante, responsável operacional da Enel Ceará.
De janeiro até agora, a distribuidora já realizou mais de 131 mil inspeções em todo o estado, sendo 68.800 somente em Fortaleza e Região Metropolitana. A partir disso, foram encontradas cerca de 52 mil irregularidades. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica e programas para geração de emprego e renda.
O trabalho de identificação de casos é feito através de análise de dados internamente e, em campo, por cerca de 200 equipes. Diariamente, técnicos da distribuidora analisam informações de consumo de cada cliente e também realizam ações em campo em todo o Ceará para identificar e normalizar casos durante a visita ou posteriormente.
Em 2021, a Enel Ceará realizou mais de 268 mil inspeções em campo, tendo encontrado 73 mil irregularidades em todo o estado. Com essas atuações, 67 pessoas foram presas e outras 261 foram encaminhadas para responder pelo crime de furto de energia.
Furto de cabos
Além disso, a Enel Distribuição Ceará também vai realizar operação de fiscalização em sucatas da região com foco no combate ao furto de cabos. A empresa tem intensificado o trabalho em diversas ações em campo, fazendo monitoramento, visitas a sucatas em todo o estado e operações em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e com o apoio das polícias Civil e Militar. Já neste ano, foram realizadas prisões de outras cinco pessoas.
O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para denunciar, o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas) ou acessar as redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr/) e Twitter (@enelclientesbr).
Movimento pela Vida
Tendo em vista a importância do tema, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado a orientação aos seus clientes sobre os riscos e perigos da rede elétrica por meio de campanha publicitária, materiais informativos, divulgação nas contas de luz, sites, entre outras ações. Para mais informações sobre dicas de segurança e o Movimento pela Vida, acesse: www.enel.com.br/pt/movimentopelaseguranca.
A companhia também realiza campanhas nas escolas dos municípios da sua área de concessão orientando sobre os riscos de soltar pipa próximo à rede elétrica. Nesses encontros são distribuídos materiais informativos aos estudantes para que eles também repassem as orientações aos seus familiares e amigos próximos.