A Enel Distribuição Ceará, por meio do projeto Ecoenel, inaugurou mais um Ecoponto na cidade de Maracanaú, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. O novo Ecoponto está localizado no bairro Distrito Industrial III e tem como missão ampliar as opções para o descarte correto de resíduos recicláveis no município. A ação, além de promover a preservação do meio ambiente, visa gerar benefícios para a população local. O posto de coleta, em parceria com a empresa CERBRAS, é resultado das ações voltadas à sustentabilidade das duas corporações.
O Ecoenel, reconhecido por transformar resíduos recicláveis em créditos na conta de energia, oferece uma solução sustentável para a gestão de resíduos sólidos, ao mesmo tempo que proporciona economia às famílias participantes. Através do novo Ecoponto, a Enel espera aumentar a adesão ao programa, facilitando o acesso da população ao descarte consciente e incentivando práticas ecológicas que ajudem a reduzir o impacto ambiental.
No novo ponto de apoio, os clientes da distribuidora poderão trocar materiais recicláveis como papelão, revistas, jornais, latinhas de alumínio, sucata de metal, latas de leite, milho e extrato, garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e embalagens longa vida (Tetra Pak). O ponto de coleta, localizado no Distrito Industrial III, funcionará de segunda às terças-feiras e às quintas-feiras, em horários específicos ( 05h25, 07h15, 13h30 e 21h30), na Av. José Tarcísio Mota Sá, Rod. 4º Anel Viário, 1333, sede da CERBRAS.
A iniciativa faz parte do compromisso da Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles ligados ao consumo e produção responsáveis e à energia acessível e limpa. Além disso, o Ecoenel oferece uma oportunidade de renda extra para os consumidores que participam, ao transformar resíduo reciclável em créditos na conta de energia.
Como ganhar o bônus na conta de energia?
Para participar do programa é simples. O cliente deve se dirigir a um ecoponto com a conta de energia. Em seguida, recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia do cliente ou na conta de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
O cliente pode consultar seus bônus no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS, ou acessar https://ecoenel-ce.3e.eco.br/bonus.
Sobre o Ecoenel
O Ecoenel é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e consiste na troca de material reciclável por bônus na conta de luz, formando uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, com foco na economia, sustentabilidade e conscientização da população. Entre 2019 e 2022, o Ecoenel concedeu mais de R$ 4,7 milhões em bônus na conta de energia dos cearenses, beneficiando mais de 115 mil pessoas e possibilitando o descarte correto de 14,4 mil toneladas de resíduos. Com esses números, o programa contribuiu para preservar 106 mil árvores e economizar mais de 59 milhões de kWh de energia, impedindo que 41 mil toneladas de CO2 fossem lançadas no meio ambiente.
“Além do retorno financeiro para o cliente, o Ecoenel contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis”, comenta a responsável pela Sustentabilidade na Enel Distribuição Ceará, Ana Cilana. Segundo Ana, entre outras vantagens da reciclagem de resíduos, destacam-se a recuperação de recursos naturais, a reutilização de materiais preciosos, o descarte adequado e a diminuição da poluição.