Cultura

Em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza, Exposição Mariana promove a inclusão de pessoas com deficiência

As 28 fotos impressas em fine art feitas pelo olhar do fotógrafo Christian Cravo trazem um viés mais humano de uma das maiores tragédias ambientais do país, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. No último dia (27), o fotógrafo baiano esteve em Fortaleza para o lançamento da exposição e visita guiada com o público. Os registros estão expostos e aberto para visitação gratuita na Caixa Cultural (Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema) até dia 13 de outubro de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingo das 12h às 19h.

Com realização da Via Press Comunicação, a mostra também foi pensada para promover a inclusão de pessoas com deficiência. Cada obra possui legendas em braile e áudio descritivo, além de piso com sinalização em relevos táteis para atender ao público com deficiência visual. As imagens estão expostas de forma acessível para cadeirantes e os monitores da Caixa Cultural irão acompanhar as visitas.

Christian Cravo

Christian Cravo soma 27 anos de carreira e é atualmente um dos nomes mais respeitados da fotografia contemporânea brasileira. Tem seu trabalho reconhecido internacionalmente com exposições próprias em espaços consagrados em todo o mundo. Entre seus trabalhos estão os livros ‘Irredentos’ (2000), ‘Roma noire, ville métisse’ (2005), ‘Nos Jardins do Éden’ (2010), ‘Exú Iluminado’ (2012), ‘CHRISTIAN CRAVO’ (2014), editado pela prestigiada editora Cosac & Naify, e ‘MARIANA’ (2016). Já recebeu prêmio do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Mother Jones International Fund for Documentary Photography e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela melhor exposição fotográfica de 2015.

Incentivo à cultura – A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

Serviço:
Exposição fotográfica: Mariana, por Christian Cravo

Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Período: de 28 de agosto a 13 de outubro de 2019
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingo das 12h às 19h.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Informações: (85) 3453-2770
Estacionamento gratuito ao lado, no dia da abertura, mediante lotação de espaço.

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:

(85) 3453-2770