Saúde

Detox alimentar: como mudar os hábitos alimentares em 2020

Se alimentar de forma mais saudável e cuidar do corpo são duas ações facilmente incluídas nas metas de ano novo de muitas pessoas. No fim do ano, alguns exageram na alimentação e a pergunta que sempre surge é: como começar a ter hábitos alimentares mais saudáveis?

 

Fato é que ter uma alimentação saudável traz uma série de benefícios, como a redução do estresse, controle do percentual de gordura e bom funcionamento do intestino. Apesar de muitos recorrerem à dietas restritivas procurando soluções rápidas de emagrecimento, o ideal é uma mudança de hábitos. Para iniciar essa mudança após um longo período ingerindo alimentos pesados, a dica é consumir um cardápio detox, que ajuda a nutrir o corpo.

 

Segundo André Luiz Silva, o chef e nutricionista do Mercado Vida Saudável, que abriu em Fortaleza no fim de 2019, além de desintoxicar, o corpo, os alimentos detox diminuem a retenção de líquidos. “O principal foco da dieta detox é aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, tudo preferencialmente orgânico; e evitar os produtos industrializados, que contém alto teor de sódio, gordura e conservantes”, explica André.

As oleaginosas, como castanhas, nozes, os cereais, leguminosas, sementes e temperos naturais também são grandes aliados da dieta detox, e podem ser encontrados no Mercado Vida saudável. “Uma forma simples e fácil de fazer o detox é optar por substituições. Substituir o arroz branco por integral, o leite de vaca por leite de castanha ou coco. O ideal é seguir uma dieta o mais natural possível”, explica o nutricionista do Mercado.

Alimentos como abacaxi, maçã, gengibre, laranja, quinoa e couve eliminam as toxinas e possuem antioxidantes, além de fortalecer o sistema imunológico. No Mercado Vida Saudável, por exemplo, é possível encontrar opções de lanches já prontos para consumir, como crisps de côco, abacaxi crocante e biscoitos orgânicos.

 

Sobre o Mercado Vida Saudável

O Mercado Vida Saudável, espaço voltado para o bem estar, sustentabilidade e alimentação de qualidade baseada no conceito plant-based, abriu suas portas em dezembro de 2019 na Av. Padre Antônio Tomás, coração da Aldeota. Sob o comando dos empresários Patrícia Belo e Eduardo Humberto, o local conta com mais de 1.000 produtos alimentícios, de higiene pessoal, limpeza, beleza e pet shop de marcas conceituadas em todo o país, muitas chegando em Fortaleza pela primeira vez – e todas de origem vegetal, livres de crueldade animal.