Cotidiano

Concurso de Fotografia do Ceará Natal de Luz abre etapa de votação popular

A 5ª edição do Concurso de Fotografia do Ceará Natal de Luz está na sua segunda etapa e, agora, a votação popular definirá a imagem vencedora. Mais de 500 fotos foram publicadas na rede social Instagram com a hashtag #cearanataldeluz2019. Até o dia 20 deste mês, as 10 (dez) fotografias escolhidas pela comissão julgadora para participarem desta fase estão disponíveis para a votação do público através do site www.cearanataldeluz.com.br/votacao2019/.

As fotografias foram selecionadas sob a curadoria do diretor de fotografia e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Maia da Cunha. Todas são originais, sem montagem ou manipulação digital e foram capturadas em momentos e locais do evento natalino. No site de votação é possível ver as justificativas técnicas para as escolhas das imagem.

O resultado será conhecido pelo público no dia 21 de dezembro, com o anúncio nas redes sociais do projeto Ceará Natal de Luz e um comunicado no perfil pessoal do ganhador, que será convidado a estar presente no último dia de atrações do evento na Praça Portugal, no dia 22.

Edições anteriores

André Lima foi o vencedor da primeira edição do concurso em 2015. O fotógrafo registrou o momento em que uma das crianças do Coral de Luz cantava e encantava milhares de visitantes da sacada do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira.

Em 2016, duas categorias foram abertas na segunda edição do prêmio. Na categoria profissional, a fotografia vencedora foi de Caio Erick, colocando em segundo plano a imagem desfocada do Hotel Excelsior. Já na categoria livre, Matheus Souza da Costa ganhou a disputa. A foto vitoriosa conseguiu 1.155 curtidas.

No ano seguinte, 2017, a foto de Letícia Bezerra foi eleita a melhor com 227.652 votos. A imagem realçou em primeiro plano uma das mudas distribuídas pelo Ceará Natal de Luz e ao fundo usou da técnica da profundidade para embaçar a decoração e trazer um cenário de luzes brancas que remetem à paz.

No ano passado, quarta edição do concurso, Jorge Matheus foi o vencedor com a fotografia de uma bailarina fazendo um passo em frente ao Hotel Excelsior. A foto dele recebeu 68.771 votos do público.

Parceiros

A 23ª edição do Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.