Cotidiano

Como manter o foco no trabalho em casa no período de quarentena do Coronavírus

Para evitar a disseminação do Coronavírus diversas empresas estão liberando seus colaboradores para trabalhar de casa. O tipo de serviço, conhecido como “Home Office” é a forma mais adequada nesse momento para garantir a segurança de todos. Porém, um dos grandes desafios para quem produz em casa é a concentração. Pensando nisso a plataforma Supera, que trabalha com ginástica para o cérebro e neuroeducação, potencializando as atividades cognitivas; preparou uma lista de como manter o foco nas atividades cotidianas, sendo produtivo, no trabalho em casa, confira:

Organize seu tempo

Ter organização é fundamental para quem trabalha no regime “Home office”, principalmente quando o assunto é horário de trabalho. Estabeleça uma meta de horas a serem trabalhadas e faça o máximo para cumpri-la. De acordo com Selma Freitas, diretora do Supera “Se por acaso você trabalhe oito horas por dia com intervalo para almoço e lanches, é importante ficar atento ao relógio, qualquer minutinho a mais durante os intervalos ou interrupções durante a jornada afetará a produtividade do trabalho, fazendo com que as horas trabalhadas gerem um resultado menor daquele feito no escritório, por exemplo”, aconselha.

Planejamento é essencial

Criar e seguir um planejamento pode tornar sua rotina muito mais simples, fácil e produtiva. A dica nesse caso é montar uma tabela com todas as suas demandas separadas por prazos de entrega, urgências, imprevistos e planos futuros e atualizá-la sempre que uma tarefa for cumprida. Assim, você entende em que status está cada produção e controla a velocidade do que deve ser feito de acordo com o que for solicitado.

Limites são importantes

Outro desafio enfrentado por quem trabalha em casa é entender que mesmo estando no seu lar, aquele é seu espaço de trabalho, logo não significa que está de folga ou disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber disso. “Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou quarto em que é possível fechar a porta, também ajudam nessa divisão. É importante conversar e deixar claro à família que mesmo estando em casa, você está no horário de trabalho. Todos irão entender e cooperar”, recomenda Selma.

Comportamento

O comportamento e seus hábitos contam muito, mesmo estando em casa, é indicado trocar as roupas de dormir e se arrumar como se fosse para o escritório. ”Não precisa você colocar terno e gravata ou calça jeans e tênis, porém é indicado estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça”, relata Selma.

Ambiente adequado

Ter um ambiente em casa longe de barulho é o mais indicado para a concentração, relata a Freitas. “O importante é não ficar na cama. Para melhorar sua produção o ideal é que você monte sua mesa de trabalho em um local bem iluminado, arejado e que não tire sua atenção. Trabalhar em frente da TV ou na sala no meio da conversa familiar será desafiador para a sua contração” finaliza.

Conforto também conta

Outra dica importante é que você deve reservar alguns momentos para descansar. É indicado que se caminhe pela casa, beba água, dê uma olhada no que está acontecendo mundo a fora e depois retorne às suas atividades. Mas atenção, preste atenção no tempo investido em cada ação dessas, senão você pode comprometer seu rendimento”, indica Selma.