Diante da violência que assusta os cearenses, a Casa Civil tornou púbico, no Diário Oficial de segunda-feira (12), o interesse do Gabinete do Governador de alugar veículos blindados. A blindagem exigida no edital é, no mínimo a III-A, que aguenta tiros de submetralhadora 9 milímetros e do revólver Magnum calibre 44, e que não é usada atualmente nem em carros oficiais do Estado, nem particulares.
A justificativa para a locação dos veículos explicitada no edital é “garantir a segurança e integridade pessoal do Sr. Governador do Estado e de seus familiares, do vice-governador, assim como de autoridades governamentais em visita oficial ao Estado”. As propostas de locações começaram a ser acolhidas, ontem, e vão até o próximo dia 26. O prazo do contrato é de 12 meses, contabilizados a partir das entregas dos automóveis, que devem ser realizadas no Palácio da Abolição.
O edital cita as especificações dos novos automóveis que atenderão à cúpula do Governo e seus familiares: modelo sedan, no mínimo 1.800 cilindradas, quatro portas, transmissão automática, ar-condicionado, direção hidráulica, banco de couro, som para CD e MP3, fumê, vidros e travas elétricas, airbag, capacidade para cinco passageiros, seguro completo incluindo terceiros, franquia reduzida, quilometragem livre.
O Gabinete do Governador reforça a necessidade da locação dos novos veículos, dizendo que se dá “em face a necessidade de proteção às autoridades mencionadas, principalmente em deslocamentos por locais avaliados como ‘de risco’ a integridade física desses”.
Com informações do Diário do Nordeste