Saúde

COAPH Saúde disponibiliza teste rápido contra o coronavírus a partir desta semana

Teste dá o resultado em 15 minutos e é feito em atendimento domiciliar

Em busca de detectar de forma mais rápida e prática pacientes com covid-19, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH Saúde) inicia a disponibilização de teste rápido contra o coronavírus em Fortaleza a partir desta segunda-feira (11). Os testes são feitos em domicílio às segundas, quartas e sextas-feiras e podem ser agendados por meio do telefone (85) 99241.2732.

“Um profissional da saúde, com todo o equipamento de segurança, vai à residência do paciente e verifica os sintomas e faz a coleta. De acordo com o resultado, ele fornece, em seguida, as devidas orientações básicas”, explica Dra. Lara Santiago, médica e diretora técnica do Home Care da COAPH Saúde.

A COAPH Saúde disponibiliza ainda uma estrutura completa de Home Care para prevenção e tratamento da covid-19 em casa, que conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, técnicos e demais especialidades. “Com os serviços domiciliares, é possível identificar a gravidade de cada caso e orientar para a melhor forma de tratamento, tudo isso sem precisar passar por filas e esperas. Além disso, o serviço é importante em um cenário em que o sistema de hospitais já está muito lotado”, destaca Dra. Lara Santiago.

Os testes, aprovados pela Anvisa, funcionam por meio da metodologia da imunocromatografia e tem eficácia de 99,3%. O valor do teste é de R$ 310 e será cobrada uma taxa de deslocamento de R$ 50. Os testes feitos pela COAPH Saúde não estão previstos em planos de saúde.

“A COAPH Saúde presta, nesse momento, uma ação proativa diante de um cenário de testes escassos e com um número alto de subnotificações. Com os testes rápidos, você aumenta o número de notificações e as pessoas conseguem se prevenir mais rápido. É um combate por meio da informação”, destaca Dra. Lara Santiago.