Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. O mercado de trabalho para os contadores está favorável para quem pensa em abrir o seu próprio negócio, assessorar a abertura de pequenas e microempresas ou é especializado em algumas áreas da profissão. Por lei, cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador. Embora a concorrência na área seja alta, especialistas afirmam que ainda falta qualificação no mercado, principalmente, em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas.
As maiores demandas por contadores devem aparecer nas seguintes áreas: gerência financeira, controladoria, análise de tesouraria, auditoria e análise contábil e fiscal. Hoje, as empresas estão buscando profissionais com elevado conhecimento técnico, inglês fluente, perfil multidisciplinar e tino comercial e empresarial. As áreas que mais têm contratado são as de serviços, tecnologia, varejo de luxo e comércio exterior. Em empresas de grande porte, diretores financeiros, controladores, gerentes contábeis, gerentes financeiros, gerentes de finanças corporativas e gerentes de tesouraria são os cargos que têm os maiores salários.
Outros dois campos que também têm crescido bastante são o de auditoria fiscal e o de consultoria. A perícia contábil também está em alta. Esta atividade é desempenhada por contadores altamente especializados, capazes de identificar fraudes, desvios ou má utilização de recursos em empresas, órgãos públicos e instituições em geral.
Quais os motivos para cursar Ciências Contábeis?
– Empregabilidade
Se considerarmos que praticamente todas as empresas são obrigadas por lei a terem um contador, dificilmente, encontraremos um profissional qualificado sem emprego.
– Valorização profissional
Entre as profissões mais valorizadas do mundo, a transparência é o objetivo da Contabilidade. O contador é o profissional que organiza e gerencia os patrimônios de uma empresa dentro das normas e leis.
– Não tem idade
Como essa é uma área que exige muito conhecimento e adaptação ao cenário econômico-social do país, o recém-formado é valorizado assim como o contador experiente. Independentemente da idade do contador, o que as empresas buscam são serviços de boa qualidade e confiáveis.
– Negócio próprio
As possibilidades de emprego são muitas, principalmente, pelo alto número de especializações possíveis. Além de vagas oferecidas em cargos públicos, como auditor-fiscal da Receita Federal, o contador pode optar por abrir seu próprio negócio.
– Amplitude
Com a exigência do acompanhamento contábil em todo tipo de empresa, o contador pode atuar em uma ampla gama de nichos empresariais, desde pequenas empresas no interior até grandes organizações mundiais.
– Especialização
Existe uma grande gama de opções de carreira para o estudante de Ciências Contábeis. São mais de 30 especializações. Dessa forma, além de contador, ele pode ser auditor, consultor, analista financeiro, professor pesquisador entre outras funções e cargos.
Conheça o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu. Acesse http://uniateneu.edu.br/.
Prof. Ms. Ismael de Oliveira
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu
Mestre em Administração