Nas eleições de este ano 11 candidatos a vereador estão na disputa pelo cargo levando sobrenomes com tradição política e que garante favoritismo em alguns casos, em outros é uma tentativa de reerguer carreiras.
Os Vereadores Cristiano Almeida, filho do ex-prefeito Anastácio Soares; Rafael Lacerda, filho do candidato a vice-prefeito Neton Lacerda (PROS) e Raphael Pessoa, primo do Deputado Federal Roberto Pessoa, candidato a prefeito pelo PSDB, já possuem mandato e tentam a reeleição.
O Candidato Paulinho Paumgartten substitui o pai, Vereador Cesinha Meu Rei e vai tentar manter a vaga na família.
Já Landia Bevilaqua é filha do ex-vereador Orlando e sobrinha do também ex-vereador Antônio Sérgio; Lucinei Frota é irmão do atual vereador Lucinildo Frota; Wagner Nogueira é filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Winston Nogueira e Vagner Barroso é irmão do ex-suplente de Deputado Estadual Barroso Rodrigues.
O município de Maracanaú não se destaca por heranças politicas e familiares, já que as famílias Dutra e Costa Lima não elegeram a Professora Leda Dutra e Julio César Filho para a prefeitura quando tentaram e até mesmo o sobrinho Romulo Dutra não conseguiu a eleição para Vereador.
Julio César Filho tenta novamente, mesmo retirando da propaganda o sobrenome do pai e colocando a expressão “Líder do Camilo”.