Cultura

Caixa Cultural Fortaleza traz Festival Breves Cenas de Teatro

A CAIXA Cultural recebe, de 05 a 07 de novembro, o Festival Breves Cenas de Teatro, referência no Amazonas desde a estreia em 2009. Pela primeira vez, o festival é realizado em outras três cidades do país, entre elas, Fortaleza (CE), com entrada gratuita. Na atual edição, o evento acontece também em Rio de Janeiro (de 6 a 15 de dezembro) e já aconteceu em Brasília (DF) em outubro.

A junção de diferentes propostas estéticas e grupos de diversas partes do Brasil e, até mesmo, de países vizinhos, com o desafio em apresentar uma única cena curta, com duração de 5 a 15 minutos aproximadamente, em uma mostra competitiva cativou o público. “É gratificante comemorar casa cheia todos os anos, o que nos dá uma leitura da força das artes cênicas, como em tempos digitais o público gosta, sim, de ir ao teatro. Levar o projeto para outros estados é também uma oportunidade de estimular a formação de novas plateias”, destaca Dyego Monnzaho, idealizador do festival.

Em Fortaleza serão apresentadas 12 cenas, quatro por noite. Artistas de várias regiões do Brasil apresentam criações cênicas que vão do drama à palhaçaria. Ao final das sessões, o público poderá escolher sua cena favorita, indicando a que mais gostou em cédulas de votação distribuídas na entrada no teatro. A mais votada será anunciada ao final do festival.

Intercâmbio cultural

Desde a primeira edição, as inscrições para o Breves Cenas de Teatro ficam disponíveis para a participação de artistas, grupos e companhias teatrais de todo o território nacional e latino-americano. Com isso, o projeto reforça a proposta de fomentar o intercâmbio profissional e artístico dos participantes e ajudar a impulsionar artistas que estão “fora do eixo” dominante de produção cultural, distantes dos principais mecanismos de circulação e turnê.

Este ano, o Breves Cenas de Teatro contabilizou seu recorde de inscrições. As 46 cenas selecionadas por uma curadoria especializada para apresentações em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro foram escolhidas entre 154 inscritos de vários estados brasileiros e também de outros países.

Na CAIXA Cultural Fortaleza, o festival apresenta: “Mundo de Sofia”, de Ana Oliveira (AM); “Teoria de tudo”, do Coletivo instrumento de ver (DF); “Dolores”, Érica Rodrigues (DF); “Madame Froda em: música clássica”, de Ana Luiza Bellacosta (DF), “O cavalo”, de José Lírio Costa (PE); O Corpo Dela, do Grupo Por Nós (RJ); “Escapulário”, de Plataforma Beijo (MG); Super disponíveis, de Carolina Ferman e Lulu Carvalho (RJ); “Pedaços de Lola”, do Projeto Telúricas (MG); “Não pode beijar aqui”, do grupo Circo di SóLadies (SP); “Macacos”, de Cia. do Sal (SP) e “Fumaça!”, de Daneil Satin (COL).

Como festival competitivo, o Breves Cenas de Teatro conta com um prêmio do júri popular, onde o público escolhe as melhores cenas. Os vencedores de cada categoria receberão o troféu Américo Álvares na cerimônia de encerramento.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 05:

MUNDO DE SOFIA – ANA OLIVEIRA (AM)

TEORIA DE TUDO – COLETIVO INSTRUMENTO DE VER (DF)

DOLORES – ÉRICA RODRIGUES (DF)

MADAME FRODA EM: MÚSICA CLÁSSICA – ANA LUIZA BELLACOSTA (DF)

Dia 06:

O CAVALO – JOSÉ LIRIO COSTA (PE)

O CORPO DELA – GRUPO POR NÓS (RJ)

ESCAPULÁRIO – PLATAFORMA BEIJO (MG)

SUPER DISPONIVEIS – CAROLINA FERMAN E LULU CARVALHO (RJ)

Dia 07:

PEDAÇOS DE LOLA – PROJETO TELÚRICAS (MG)

NÃO PODE BEIJAR AQUI – GRUPO CIRCO DI SÓLADIES (SP)

MACACOS – CIA DO SAL (SP)

FUMAÇA! – DANEIL SATIN (COLÔMBIA)

SERVIÇO:

[TEATRO] Festival Breves Cenas de Teatro

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 05 a 07 de novembro de 2019

Horários: 20h

Duração: 1h30min.

Classificação indicativa: 18 anos

Ingressos: Gratuitos

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.

Serviço de manobrista gratuito no local.

Paraciclo disponível no pátio interno.

No dia 07/11 serviço de audiodescrição

Informações gerais (85) 3453-2770