Cultura

CAIXA Cultural Fortaleza traz a narrativa gestual de Tsunami

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 14 a 17 de novembro, Tsunami, eleito o melhor espetáculo pelo público do18º Festival Internacional de Teatro de Brasília (2017), em enquete realizada pelo jornal Correio Braziliense. A peça surge como uma visão poética do premiado artista carioca Jonathan Andrade, expoente do teatro contemporâneo de Brasília, que assina a direção, dramaturgia e encenação desta obra.

No palco, os espectadores são convidados a um encontro com a atriz e palhaça Ana Flávia Garcia, que vive uma personagem refugiada, sem lugar e destino, uma sobrevivente que mesmo com a ausência da palavra materializa uma narrativa sobre os diversos tempos da sua vida, do cotidiano, da tentativa de sobrevivência e diálogo em meio aos escombros de um Tsunami.

O uso de um dialeto próprio da personagem, fator que poderia ser uma barreira de comunicação, em Tsunami torna-se a porta de abertura para o diálogo através dos sentidos, evocando temas como amor, solidão, utopia, compaixão, esperança, morte ou nada disso, propondo uma experiência de aproximação através do afeto. A narrativa do espetáculo, tecida por gestos, ações e imagens poéticas, dialoga com uma cenografia repleta de detalhes que vão se revelando para o espectador e possibilitando uma reconstituição da história da personagem.

Mergulhado em um processo autobiográfico a partir do universo da perda, o diretor, dramaturgo e encenador pinta e esculpe um cartoon em diálogo com sua sobrevivência. Uma obra com narrativa ficcional e camadas de simbiose que reverenciam as biografias da direção e da atuação. Essa proposta de Jonathan Andrade busca a força do encontro com o público e a simplicidade de paisagens poéticas a partir do que somos capazes de sentir. Tsunami é sobre sentir.

Desde a concepção, Jonathan Andrade, Ana Flávia Garcia e a equipe do espetáculo se desafiaram a executar o processo de criação de forma compartilhada, fazendo parceria com o arte-educador Wellington Oliveira. Durante quatro meses, semanalmente, 40 estudantes de uma escola pública de Planaltina/DF acompanharam os ensaios e contribuíram com o processo criativo, experimentando cenas, compartilhando ideias, dúvidas, olhares, relatos pessoais e desafios da criação.

O resultado deste projeto, que surgiu da parceria criativa entre os três artistas e seus grupos: Ateliê Aberto, Grupo Sutil Ato e Casa das Anas – QG de Criação, foi o reconhecimento do público e da crítica especializada. Tsunami foi destaque, em 2017, no Prêmio SESC de Teatro, sendo vencedor nas categorias de melhor atriz e melhor cenografia, e indicado como melhor espetáculo, figurino sonoplastia, iluminação, dramaturgia e direção.

Oficina

Em Fortaleza, os criadores do espetáculo, Jonathan Andrade e Ana Flávia Garcia, ministram no sábado, dia 16, das 9h às 13h, a oficina “Ringue”. É uma atividade de provocação técnica e criativa para atores e intérpretes, a partir de duas perspectivas estéticas/técnicas de direção. O trabalho será desenvolvido em “rounds” de procedimentos práticos, tendo como foco estrutural: a geração de matéria poética e expressiva a partir de míticas identitárias. A oficina é um jogo/convocatória ao reconhecimento e ao enfrentamento com o corpo criador.

Jonathan Andrade, renomado e premiado diretor e dramaturgo, é conhecido por sua visceralidade técnica e por encenações inventivas, provocativas e com grande potencial de comoção e afeto. Ana Flávia Garcia é artista cênica jogadora/criadora em palhaçaria, atuação, direção e dramaturgia. É militante em arte-educação, desenvolvedora de projetos, mediações e metodologias na tríade arte/ação/sociedade.

SERVIÇO

[TEATRO]Tsunami

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 14 a 17 de novembro de 2019

Horários: quinta a sábado, às 20h | domingo, às 19h

Duração: 70min.

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Vendas: a partir de 13/11 das 10h às 20h, na bilheteria do local.

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.

Serviço de manobrista gratuito no local.

Paraciclo disponível no pátio interno.

[OFICINA] Ringue

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Data: 16 de novembro, das 9h às 13h

Carga Horária: 4 h/a

Participantes: 15 inscritos

Inscrições: Gratuitas.

Ficha de inscriçãohttps://forms.gle/GvXCTypWbh2rnY2CA

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:

(85) 3453-2770