A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 27 e 29 de setembro, o show Preta Música, que reúne a cantora Ellen Oléria e o grupo de rap OQuadro numa reverência à música negra brasileira. Serão quatro apresentações: sexta, às 20h, sábado, às 18h e às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos serão vendidos a preços populares.
Com mais de uma década de estrada, a banda OQuadro, fundada em Ilhéus (Bahia), representa uma vertente do RAP que busca inovações sonoras a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Já Ellen Oléria é conhecida pelo público brasileiro por seu timbre cintilante, afinação e repertório brasileiríssimo. Além da música, o espetáculo é composto pela narrativa visual da cineasta Safira Moreira.
Além de visibilizar a criação de artistas negros, o roteiro do espetáculo passa pela discussão sobre os avanços contra o racismo e a celebração da igualdade. “Nesse show, contaremos por meio da música e de imagens aquilo que os livros ainda insistem em apagar. Um show manifesto, que não se encaixa em moldes, nem em prateleiras”, afirma Ricô Santana, produtor musical e baixista da banda baiana.
Oficina Ritmos da Diáspora Africana
Além dos shows, os MCs de OQuadro e os pesquisadores Jef Rodriguez e Nêgo Freeza apresentam, no dia 28 de setembro de 2019, das 10h às 12h, a oficina aberta ao público “Ritmos da Diáspora Africana”. O percussionista Jahgga e o DJ Mangaio realizam intervenções musicais, contando com possíveis interações com o público. As inscrições serão realizadas uma hora antes da atividade.
Ellen Oléria
Cantora e compositora brasileira, nascida e criada em Brasília, foi lá que se formou em Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Com mais de 16 anos na estrada da música, a artista acumula prêmios em festivais, cinco discos lançados e turnês realizadas pelo Brasil e mundo afora. Em 2017, foi indicada como melhor cantora (canção popular) pelo Prêmio da Música Brasileira por seu mais recente disco, Afro futurista.
OQuadro
Formada em Ilhéus, em 1996, OQuadro é um dos nomes mais influentes do RAP da Bahia. O grupo é composto por Jahgga (Percussão), Jef Rodriguez (Vocal), Nêgo Freeza (Vocal), Rans Spectro (Vocal), Ricô (Baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra / Sinth), Vic Santana (Bateria) e Vinicius Mangaio (Programações).
O grupo tem músicas em coletâneas lançadas na Europa (Bahia Music Export vol. 3, vol. 5, vol. 7) e já fez três tours internacionais, passando por Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Alemanha e Dinamarca. Em 2008, foi indicado ao Prêmio Hutuz – maior festival de Hip Hop da América Latina –, concorrendo na categoria melhor banda Norte/Nordeste.
SERVIÇO:
[MÚSICA] Preta Música – Ellen Oléria e OQuadro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 Praia de Iracema
Data: 27 a 29 de setembro de 2019
Horários: sexta 20h, sábado 18h e 20h, domingo 19h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Informações: (85) 3453.2770
Vendas: A partir de 26/09, das 10h às 20h, na bilheteria do local, acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. Serviço de manobrista gratuito no local e paraciclo disponível no pátio interno
SERVIÇO:
[OFICINA] Ritmos da Diáspora Africana,
com Jef Rodriguez e Nêgo Freeza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 Praia de Iracema
Data: Sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: 10h
Duração: 2 horas (Gratuita)
SERVIÇO:
[OFICINA] Ritmos da Diáspora Africana,
com Jef Rodriguez e Nêgo Freeza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 Praia de Iracema
Data: Sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: 10h
Duração: 2 horas (Gratuita)