A judoca cearense e estudante de Administração de Empresas da UniAteneu, Yasmim Lima, 22, garantiu no último mês classificação para o maior evento de desporto universitário do mundo, o Universíade. Esta competição, que reúne os melhores atletas de todas as universidades do mundo, acontecerá em Julho, na cidade de Napoli, Itália.
Tal resultado foi divulgado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), no dia 11 de maio, após Yasmim ter se tornado campeã dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas (JUB’s Lutas), no mês de abril, em Brasília. Além disso, a judoca também precisou vencer outras duas seletivas para o Mundial: uma contra a campeã do JUB’s Lutas da categoria de baixo e outra com a indicada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
De acordo com a atleta, a alegria e satisfação em participar deste mundial é resultado de seu intenso empenho de treinos diários e que as expectativas são as melhores. “Estou muito feliz com mais essa conquista na carreira. Será a minha primeira vez em um mundial, então darei o meu melhor para conquistar um ótimo resultado à UniAteneu, ao meu estado e meu país. Quero fazer história e trazer uma medalha”, afirma.
Segundo o presidente da Federação Cearense de Judô (FECJU), Cardoso Neto, Yasmim é a primeira judoca cearense a participar da competição e a única representante, neste ano, do Norte e Nordeste na categoria de seu esporte.
Durante a competição na Itália, a atleta terá atividades em dois dias. No primeiro, fará lutas individuais e no outro, por equipes. Yasmim destaca que para conseguir obter um bom desempenho será preciso disciplina, concentração e muito treino.
Em 2018, a judoca conquistou importantes títulos nacionais e internacionais. Em março do ano passado foi campeã no Aberto Pan-Americano de Lima, sob a categoria até 52kg. Em junho, foi campeã carioca no Rio de Janeiro. Em agosto, conquistou bronze no Troféu Brasil Interclubes de Judô. Já no fim de outubro, garantiu acesso à Seletiva Nacional Projeto Tóquio 2020, competição que define a equipe principal da Seleção Brasileira de Judô na próxima Olimpíada. E por fim, em novembro, se tornou bicampeã brasileira universitária (JUBS) e campeã brasileira sênior (adulto profissional).
Atualmente, Yasmim faz parte da seleção brasileira profissional de judô e aos 22 anos representa uma das melhores atletas da história do desporto universitário brasileiro.
Universíade de Verão 2019
O maior evento de desporto universitário do mundo, Universíade, celebra sua 30ª edição de verão na Itália, durante os dias 3 a 14 de julho.
Contemplando 18 modalidades (tiro com arco, atletismo, basquete, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, rúgbi de 7, vela, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, vôlei e pólo aquático), as competições serão realizadas em três cidades – Nápoles, Caserna e Salerno – e contarão com cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.
Neste ano, o Brasil estará presente em sete modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.