Saúde

Atendimento Pré-Hospitalar da COAPH se destaca no serviço de urgência e emergência para domicílios, empresas e eventos

Com o objetivo de prestar serviços de urgência e emergência em ambientes fora dos hospitais, como domicílios, empresas e eventos, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH) tem se destacado no mercado de serviços de saúde. O APH tem como objetivo resguardar e atender com velocidade acontecimentos e intercorrências em residências, condomínios e empresas.

“O Pronto Atendimento 24h é um modelo diferenciado de atendimento de saúde que está sendo lançado inicialmente na região do Porto das Dunas, em Aquiraz. O serviço, além de contar com uma base 24h do APH, conta com serviço médico para procedimentos eletivos e de urgência e emergência, exames laboratoriais e de imagem e até atendimento em domicílio. Para nós da COAPH, este serviço será um divisor de águas, não apenas pelo atendimento a uma região turística e pouco assistida, mas por criar um modelo de empresa que vai bem além do que é uma cooperativa”, destaca Dr. Newton Lacerda, presidente da COAPH.

O APH da COAPH prevê três tipos de atuações. Nas áreas protegidas, são realizados atendimentos emergenciais a pacientes que exerçam atividade laboral – ou que estejam em trânsito em estabelecimentos comerciais públicos e privados. O APH é feito no local e, caso seja necessária a remoção do paciente, ele pode ser encaminhado para o hospital de preferência. Há ainda a possibilidade de remoções inter-hospitalares. São feitas em situações nas quais o paciente precisa ser internado, receber alta hospitalar, ser transferido para outro hospital ou mesmo realizar exames complementares. O APH disponibiliza transporte em Unidades de Suporte Básico de Vida (Convencionais) ou em Unidades de Suporte Avançados (UTI Móveis). Este é um atendimento que comporta pacientes adultos, pediátricos e neonatais. E, por fim, na cobertura de eventos, o APH oferece uma infraestrutura completa para eventos com presença de grande público. A frota é composta por unidades convencionais, UTIs Móveis e um posto médico avançado.

“O APH funciona assim: após o contato inicial com a central, uma equipe é deslocada imediatamente para o local. Depois, o atendimento é realizado e o paciente é encaminhado para o hospital de sua preferência. Com isso, o APH garante mais agilidade, segurança e eficiência na hora de cuidar do próximo”, explica Dr. Newton Lacerda, presidente da COAPH Saúde.