Tecnologia

Atenção: você só tem mais um ano para usar o Windows 7 com segurança

Você ainda usa o Windows 7? Estatisticamente falando, as chances são grandes, já que apenas em dezembro de 2019 a versão 10 superou a 7 como mais usada em PCs no mundo. Por isso, é importante ficar alerta: dentro de um ano, não será mais seguro ou recomendável utilizar o Windows 7, que perderá o suporte da Microsoft.

Dentro de exatamente 365 dias, no dia 14 de janeiro de 2020, o Windows 7 encerrará o período de cinco anos de suporte estendido oferecido pela Microsoft. Isso significa que qualquer falha de segurança existente no sistema permanecerá aberta, já que não haverá novas atualizações para correções da brechas e vulnerabilidades.

É sempre bom notar, no entanto, que quem quiser pagar poderá continuar usufruindo por mais algum tempo de atualizações do sistema operacional. É um programa voltado para empresas chamado Extended Security Updates (ESU), que oferecerá atualizações por mais três anos após 2020, sendo que os preços aumentarão a cada ano, sendo limitado apenas às versões Professional e Enterprise do sistema.

A ação tende a gerar algum rebuliço daqui a um ano. A última pesquisa da NetApplications mostra que 36,9% dos computadores no mundo ainda rodam o Windows 7, o que é um número astronômico de PCs que deixarão de ser suportados pela Microsoft, e é ilusório acreditar que todas essas máquinas serão atualizadas ao longo do próximo ano. Fonte: Microsoft