Política

Acordo regulamenta logística reversa de baterias automotivas no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente – MMA assinou acordo setorial para regulamentar, em todo o território nacional, o sistema de logística reversa de baterias automotivas de chumbo – ácido. O acordo foi firmado na quarta-feira (14), em São Paulo, entre o MMA, Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER e toda a cadeia produtiva que envolve o setor automotivo.

Na presença do ministro Ricardo Salles e representando os comerciantes do segmento de peças e serviços automotivos, o presidente do Sincopeças Brasil e do Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos Ceará – SSA/CE, Ranieri Leitão, ressaltou a importância da iniciativa. Para ele “o acordo representa um marco para a legislação ambiental. É também uma medida importante e decisiva no sentido em que amplia a segurança dos consumidores. O sentimento do setor de autopeças e de reparação automotiva é o de que é preciso agir de forma corresponsável e comprometida no cuidado com o meio ambiente”.

Na prática, o acordo prevê que empresas e União atuem em parceria e de forma estratégica para ampliar a logística reversa no país e para coibir o descarte ambiental inadequado das baterias de chumbo – ácido. Para isso, o documento prevê metas e responsabilidades para fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e recicladores. A iniciativa tem abrangência nacional e já começa com metas acima de 60% para todas regiões do Brasil.