Freelance programmer or developer working at home and typing source code with laptop
Tecnologia

A profissão em alta no mercado de trabalho

O analista de sistemas é um profissional muito requisitado pelas empresas, pois os profissionais graduados que atuam no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação podem também adentrar nos mais diversos tipos de segmentos, como: empresas, universidades, comércio, serviços, empresas do segmento industrial, institutos de pesquisas tecnológicas, startups entre outras que necessitem desenvolver ou implementar sistemas corporativos e/ou sistemas de comércio eletrônico utilizando a plataforma Web (Intranet, Internet e/ou Extranet), com o intuito de melhorar a sua gestão através do uso de novas tecnologias, corporações virtuais que utilizem e demandem serviços via Internet como também suporte profissional qualificado que necessitem de Tecnologia da Informação. Por isso, raríssimamente, este profissional fica fora do mercado, pois existe uma diversidade de cargos, funções e atividades para exercerem.

O trabalho do analista de sistemas envolve o tanto o estudo dos componentes físicos do computador, quanto o desenvolvimento e gerenciamento dos softwares. O seu papel dentro da empresa é utilizar a tecnologia para criar, melhorar e otimizar processos dentro das empresas, garantindo, inclusive, a segurança dos dados e aumentando o faturamento das empresas, pois a torna mais ágil e produtiva no desenvolvimento dos processos. Ele realiza o levantamento dos requisitos para análise e elaboração do projeto personalizado suprindo a necessidade da empresa ou dos clientes, levando em consideração as necessidades futuras para a solução projetada, realizando o processo de documentação, desenvolvimento, teste, implantação e gerenciamento de sistemas.

O mercado de trabalho para o profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação é mais crescente a cada dia, em especial, o analista de sistemas, que cada vez mais é procurado no mercado por ter a possibilidade de ocupação em vários cargos dentro da corporação. Segundo o International Data Corporation Brasil (IDC), a projeção de crescimento do mercado de TI no Brasil em 2019 foi de 10,5%, embalado por processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias entre outras atividades no ramo tecnológico. Possivelmente, deverá crescer em 2020, pois a cada dia é mais forte a necessidade de profissionais deste segmento.

Segundo os especialistas em carreiras, o setor de Tecnologia da Informação continuará em alta, pois há falta de profissionais especializados no mercado e uma delas é a de analista de sistemas, que ficou entre as 10 profissões mais contratadas em 2019. O ótimo resultado apresentado pelos profissionais desta área mostra que o mercado continuará necessitando cada vez mais de mão de obra especializada e não só isso, mais com formação continuada.

Onde fazer a graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas?

 Com 15 anos de experiência no mercado, o Centro Universitário Ateneu tem formado com excelência os mais diversos profissionais de Tecnologia da Informação, sem falar que a instituição possui uma serie de setores completamente equipados com profissionais preparados para auxiliar ao aluno no que for preciso. Nosso objetivo é formar o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para atender as necessidades da sociedade na área de Tecnologia da Informação, sendo capazes de responder aos desafios da sociedade em constante evolução e atuando profissionalmente na área de Sistemas de Informação.

O nosso corpo docente é qualificado e mescla a experiência acadêmica e a de mercado de trabalho, com laboratórios de desenvolvimento equipados com equipamentos e softwares, dando assim todo o suporte necessário aos nossos alunos, atendendo as realidades do mundo do trabalho que está em constante mudança, fazendo assim com que os nossos alunos se destaquem no mercado de trabalho.

Temos um amplo networking com participação em palestras, feiras, eventos entre outros. Além disso, temos parcerias com empresas renomadas como Oracle Academy, AWS Academy e Red Hat Academy, fazendo assim com que o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tenha ainda mais os conhecimentos extracurriculares, com cursos únicos e visitas técnicas. Nestes cursos, o aluno receberá certificado após a conclusão, como também descontos em exames de certificação, eventos, treinamentos, licença de software dentre outras.

Conheça o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu. Acesse http://uniateneu.edu.br/.

Prof. Carlos Elmen

Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu

Especialista em Educação Profissional