Colunas

A importância do profissional de Recursos Humanos

Os profissionais de Recursos Humanos vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado, assumindo um papel estratégico com participação ativa no desenvolvimento e treinamento dos colaboradores, contribuindo para a excelência da produtividade e dos resultados da organização. Compete ao gestor de Recursos Humanos atuar em várias áreas dentro da organização, dentre elas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, cargos e salários, relações trabalhistas, cuidar do Cartão Alimentação, Cartão Refeição, Vale Transporte, Seguro Saúde, Seguro de Vida entre outros. Já o analista de Relações Trabalhistas deve acompanhar e monitorar as negociações coletivas, observar as cláusulas sindicais etc.

Podemos incluir ainda tarefas mais operacionais, relacionadas ao Departamento de Pessoal, tais como: cuidar dos documentos, das áreas burocráticas relacionadas à contratação e demissão de funcionários e também garantir que os tributos estejam em dia e em ordem. As áreas de atuação da gestão de RH são: recrutamento e seleção. Cargos que o profissional pode exercer: analista de recursos humanos, analista de cargos e salários, analista de desenvolvimento humano, analista de benefícios, técnico de segurança do trabalho, gerente de RH, diretor de RH entre outros.

Em relação ao mercado de trabalho, não são apenas as grandes empresas que veem a necessidade de contratação de profissionais de RH. Por conta da complexidade da lei trabalhista, micro, pequenas e médias empresas também contratam especialistas em RH para ajudar a lidar com a folha de pagamento, relacionamento com funcionários e sindicatos, além do gerenciamento de competências.

 

Conheça o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse http://uniateneu.edu.br/.

 

Profª. Maria Valnice Carolino

Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu

Especialista em Gestão Escolar