Cultura

29° Cine Ceará terá curso gratuito de Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oliveira

Centenas de papéis, livros, revistas e dezenas de fotografias compõem o acervo do arquivo de Eusélio Oliveira (1933-1991), professor e cineasta cearense que teve papel fundamental na formação e desenvolvimento do cinema no Ceará, tendo sido o grande responsável pela criação, há 47 anos, da Casa Amarela, núcleo de ensino do audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), que leva seu nome.

Para tornar pública a riqueza desse material, que representa a escrita e o gesto acumulador/documentarista do professor e cineasta, o 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realiza o curso “Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oiveira – UFC”, que será ministrado pela professora Ana Carla Sabino, nos dias 5 e 6 de setembro, no Instituto do Ceará. No primeiro dia a atividade acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h e, no segundo, das 9h às 12h, totalizando 10 horas/aula. São 20 vagas e as inscrições são gratuitas.

Para se inscrever, os interessados devem enviar, até o dia 30 de agosto, e-mail para anacarlasabinofernandes2@gmail.com, anexando o currículo e justificando o interesse pelo curso.  No dia 02 todos os interessados que solicitaram inscrição, receberão resposta sobre deferimento ou não do pedido.

O material documental é condizente com a vontade de verdade de Eusélio Oliveira, a memória histórica e o registro público e social do Cinema no Brasil, especialmente do Ceará. A pesquisa e a leitura simples dos documentos revelam seu olhar fenomenológico sobre tudo que estava a sua volta. Isso mostra a pertinência de todo o material que colecionou para a realização de trabalhos audiovisuais e de cunho historiográfico. A ideia do curso é justamente essa, publicizar o acervo para a realização de estudos e pesquisas na área do audiovisual e da história.

A Profa. Dra. Ana Carla Sabino é professora do departamento de História da UFC; coordenadora acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFC; coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História-LEAH/UFC; técnica em arquivo responsável pelo Tratamento Documental do Arquivo Eusélio Oliveira-UFC. É proponente do Projeto “Arquivo Eusélio Oliveira/UFC: Patrimônio Documental do Cinema no Ceará”, aprovado no XI Edital Mecenas do Ceará/2018.

O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Agradecimentos: Enel. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

SERVIÇO

Curso Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oliveira – UFC – Dia 5 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e dia 6, das 9h às 12h, no Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro). Inscrições gratuitas até o dia 30 de agosto pelo e-mail anacarlasabinofernandes2@gmail.com. O interessado deverá justificar o interesse pelo curso e anexar o currículo. 20 vagas. No dia 02 todos os interessados que solicitaram inscrição, receberão resposta sobre deferimento ou não do pedido. Informações: www.cineceara.com. Tel: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.