Colunas

Tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvel em Fortaleza

A areia, o surf, o som de ondas quebrando – todos disponíveis 24 horas por semana à sua porta. Casas de praia são o material dos sonhos dos amantes do sol. Mesmo se você preferir a sombra, uma casa de praia pode parecer bastante sonhadora. Mas, com muita frequência, as pessoas são varridas pela ideia de possuir propriedades à beira do oceano, depois descobrem que possuí-las não é caminhar na areia de fato.

Apesar de toda a felicidade, ter uma propriedade à beira-mar apresenta alguns problemas em potencial que são muito diferentes dos das propriedades do interior. Esteja você planejando morar em sua casa de praia em período integral ou comprando uma como propriedade para investimento, há algumas coisas que você deve saber antes de mergulhar nessa ideia. Evite esses erros muito comuns ao comprar uma casa de praia em Fortaleza. Acompanhe nossas dicas!

1. Quanto tempo de viagem você pode gerenciar?

Embora a ideia de fazer as malas na sexta-feira à noite e ficar em sua casa de férias todo fim de semana pareça atraente, o fato é que sua vida em casa ainda existe. Os gramados precisam ser cortados, compras de supermercado precisam ser feitas e as crianças ainda têm jogos de futebol, mesmo que o oceano ou o lago esteja chamando. Sua vida “real” não vai parar só porque você decidiu tirar férias com mais regularidade, portanto, leve em consideração quantas tarefas e projetos de casa você pode realizar realisticamente durante a semana para manter uma casa de praia em Fortaleza.

2. Quem o ajudará a administrar seu imóvel?

Se você decidir comprar uma casa de férias ou um apartamento à venda em Fortaleza, a várias horas de distância ou em um estado diferente do seu de origem, considere contratar uma empresa local de administração de propriedades ou um caseiro para ajudá-lo com a manutenção semanal e mensal de sua casa. Os gerentes de propriedades geralmente têm contatos respeitáveis ​​para empreiteiros e empresas de manutenção de gramados, de modo que, se seu vizinho ligar para dizer que sua casa está inundando, uma ajuda confiável estará a apenas um telefonema de distância. Se você está desesperado para que sua família ocupada possa fugir por alguns fins de semana por mês, considere um local a menos de uma hora de distância. Mas, se seus filhos são mais velhos ou se você está pensando em se aposentar com um horário menos estruturado, uma casa maior a uma distância maior pode ser o ajuste perfeito.

3. Você deseja alugar seu imóvel quando não estiver nele?

Se você estiver pensando em visitar casas à venda em Fortaleza para passar as férias com sua família ou pretende usá-la exclusivamente nos finais de semana, poderá comprar uma casa muito menor do que compraria se estivesse procurando obter renda para o imóvel na sua ausência. Uma casa de dois quartos não será atraente para uma família que está procurando sediar uma reunião de família à beira-mar com doze pessoas, portanto, certifique-se de estar claro antes de comprar se alugar ou não sua casa durante a alta temporada. De qualquer forma, tocar a base com um corretor de imóveis na comunidade em que você espera comprar é sua melhor aposta. Um corretor de imóveis saberá o que o mercado local suportará com a renda e poderá ajudá-lo a encontrar uma casa que seja adequada. E se você não tiver certeza da área, um corretor de imóveis poderá ajudá-lo a encontrar um aluguel para tentar antes de dar o salto para a propriedade.

Casas maiores, com comodidades como piscinas e banheiras de hidromassagem, são mais atraentes para os locatários, então você pode achar que acaba com uma casa maior do que se propôs a comprar. Se você está pensando em alugar sua casa de férias, um corretor de imóveis poderá informar quais casas nessa área normalmente alugam (você também pode fazer sua própria pesquisa on-line) e quais atualizações você precisaria adicionar para ser competitivo no mercado.

4. Que tipo de manutenção extra é necessária para uma casa na praia?

Viver junto ao oceano significa aceitar que a água salgada é corrosiva, os ventos fortes são um modo de vida e a areia estará presente em todas as fendas da sua casa, incluindo o ar condicionado, as bombas de água e os painéis elétricos. Os reparos em uma casa à beira-mar podem variar de custo, mas a manutenção regular de instalações externas é definitivamente um custo a considerar, seja em Fortaleza, como em qualquer outro lugar.

Piscinas e banheiras de hidromassagem precisarão ser aspiradas e mantidas semanalmente para manter-se afastadas da areia, e atualizar as luminárias e o hardware em aço inoxidável pode ser um custo inicial inesperado e pesado.

Você pode combater a corrosão instalando ferragens de aço inoxidável e prendendo os móveis no convés, mas, na verdade, você deve planejar financeiramente estar preparado para reparos de emergência, como faria em sua residência principal. Ao decidir se deve ou não comprar uma casa pelo fator maresia, é interessante que você considere contratar um inspetor local para revisar minuciosamente a propriedade desejada.

Os inspetores saberão se a sua casa é eletricamente codificada e podem determinar se um deck em frente à praia é seguro para os hóspedes. Outros custos extras, como as coberturas de reposição para banheira de hidromassagem, também não são baratos. Por isso, esteja atento à manutenção! E, como em qualquer casa antiga, aquecedores de água, aparelhos de ar condicionado e aparelhos também precisarão ser substituídos com frequência.

5. Deseja comprar uma casa em Fortaleza para investir?

Como investidor imobiliário, você pode compreender que há potencial em um imóvel à beira-mar. Certamente, uma adição valiosa a qualquer portfólio, um imóvel lucrativo que trará altos retornos muito tempo após a compra. Antes de comprar, no entanto, reserve um tempo para revisar os aspectos positivos e negativos de possuir esse tipo de imóvel para locação.

Embora o litoral seja um local atraente para propriedades de investimento, você precisará considerar certos fatores que não consideraria de outra forma. Você pode se sentir à vontade para gerenciar um complexo de apartamentos ou uma moradia unifamiliar, mas está lidando com um tipo diferente de investimento imobiliário, e isso exige uma abordagem diferente. Se você está se preparando para comprar uma propriedade de investimento perto do mar, avalie alguns dos pontos abaixo.

Você se sentirá muito mais confiante em sua decisão quando souber o que esperar e, seguindo em frente, verá que a maioria desses problemas não é difícil de lidar. São oportunidades para aprender mais sobre investimentos em aluguel de casas de férias.

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!