Eliminado na 2ª rodada do Rio Open e nas quartas de final do Brasil Open, ambas pelo uruguaio Pablo Cuevas, o cearense Thiago Monteiro chegou nesta semana à sua melhor colocação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O tenista de 21 anos soma 220 pontos e ocupa o 240º lugar, seu melhor desempenho na carreira como profissional.
Até o início da segunda quinzena de fevereiro, Thiago Monteiro era o 338º do mundo. Mas a soma de bons desempenhos no Rio (ATP 500) e em São Paulo (ATP 250) fizeram o cearense acumular 90 pontos e subir 98 postos no ranking.
Agora, o cearense se consolidou como o 6º melhor tenista do País e já se aproxima de João Souza, o Feijão, que é o 211º. O número um do Brasil é Thomaz Bellucci, 33º do ranking da ATP. Ele é seguido por Rogério Dutra Silva (115º), André Ghem (153º) e Guilherme Clezar (176º).
Bellucci, apesar do desempenho frustrante nos torneios da ATP realizados no Brasil, ganhou duas posições valiosas no ranking divulgado ontem. Isso porque, com a desistência de Roger Federer, Bellucci ganhará o direito de ser um dos 32 cabeças de chave no Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, que começa no dia 10.