“Assumir a diretoria da Solar no meu estado natal é uma responsabilidade, um orgulho e um duelo que estou pronta para abraçar”, inicia Renata Melo, diretora regional da Solar Coca-Cola, trabalhador do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território do país (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e segmento de Goiás e Tocantins). No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a engarrafadora apresentou a executiva que passa a liderar as operações da regional Nordeste da Companhia, que corresponde aos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e segmento do Tocantins.
Nascida em Fortaleza (CE), Renata Melo é formada em Administração de Empresas, Pós-graduada em Gestão da Qualidade com ênfase e aplicabilidade em processos, ambas pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou a curso no Sistema Coca-Cola em 2005, na Norsa Refrigerantes, onde foi coordenadora de planejamento e logística. Posteriormente, a executiva exerceu os cargos de gerente de Logística da Companhia Brasileira de Laticínios e de diretora de Logística da Vonpar Refrescos. Em 2017, Renata ingressou no Grupo Simões, chegando à Solar Coca-Cola em 2021. A gestora foi diretora de Logística e de Supply Chain, até chegar ao incumbência de diretora da regional que engloba os Estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Em 2024, Renata Melo volta ao seu estado de origem para assumir a missão de liderar um time formado por milhares de colaboradores, reforçando a presença feminina em cargos de liderança da Solar. Atualmente, a engarrafadora que mantém cinco regionais executivas, tem três, ou seja, mais da metade das diretorias lideradas por mulheres, uma delas agora, no estado do Ceará.
“Fico muito orgulhosa de poder contribuir para a Solar na região em que nasci. Estamos iniciando agora um trabalho que acredito que será de muito sucesso, e desde já, nos dedicamos a estruturar metas a termo de respeitar o que já foi construído até cá. Posso prometer que o que me impulsiona é o paixão pelo que faço, por estar numa Companhia inclusiva, que nos inspira a ser melhores. Na Solar, estimulamos a participação feminina no direcionamento estratégico. Como líder e gestora, entendo que ambientes com maior justiça, e com mais espaços ocupados por mulheres, tornam-se mais plurais e alcançam, inclusive, melhores resultados quando falamos de metas”, pontua.
A empresa conta com políticas de inclusão uma vez que o #EuIncluo, com foco prioritário nas questões de gênero, pessoas com deficiência, raça, LGBTQIA+ e gerações 50+. No que diz saudação à liderança feminina, a Solar tem a meta de atingir 40% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Em 2023, a empresa atingiu 30% de postos de liderança ocupados por mulheres, e mais de 23% de presença feminina no totalidade.
Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasílico, a Solar Coca-Cola faz segmento do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e segmento de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário do país uma vez que uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 milénio colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para muro de 400 milénio pontos de venda (PDVs). Com faturamento anual de muro de R$ 9 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país. No Ceará, a Solar mantém o Escritório Central da empresa, uma fábrica, um meio de distribuição e um meio de vendas. O território cearense registra 17,9% do volume de vendas da trabalhador, somando expressivos números uma vez que 55 milénio PDVs e geração de muro de 2,5 milénio empregos diretos.