À medida que avançamos em direção aos carros do futuro, todos os olhos estão nos “olhos do veículo” – os sensores automotivos usados no monitoramento visual e nos espelhos retrovisores digitais.
As duas principais empresas da indústria de sensores de imagem, que anteriormente se concentraram em fazer os sensores usados em câmeras de smartphones, estão agora entrando no setor de sensores automotivos.
A Samsung Electronics anunciou recentemente que está expandindo totalmente sua operação no setor de sensores de imagem automotivos e lançando o ISOCELL Auto 4AC como seu primeiro produto nessa área.
Este sensor será fornecido a um veículo por uma marca global da montadora, com lançamento previsto para o segundo semestre do ano.
Conhecendo melhor a nova tecnologia
O ISOCELL Auto 4AC é o primeiro produto da marca ISOCELL Auto de sensores de imagem automotivos, que a Samsung lançou há três anos em 2018. O sensor será usado em torno de câmeras de monitoramento.
Sensores de imagem são semicondutores de sistema cuja função é converter luz – isto é, dados de imagem – que entra na lente da câmera em um sinal digital.
Há mais de vinte anos, a Samsung fabrica apenas sensores de imagem móveis, que determinam o desempenho das câmeras dos smartphones.
A partir de 2020, a Samsung é o segundo maior player no mercado de sensores de imagem, com 19,8% de participação nas vendas, mas não tem presença no mercado de sensores de imagem automotivos.
Os principais participantes no mercado de sensores de imagem automotivos são a US ‘ON Semiconductor (38,3% em volume), que adquiriu a Aptina Imaging em 2014; OmniVision Technologies da China (18,8%); e a japonesa Sony (9,7%).
Potencial do mercado no futuro
A Samsung parece estar expandindo sua linha de sensores de imagem devido ao alto potencial de crescimento no mercado de sensores de imagem automotivos, devido ao boom da tecnologia para veículos autônomos.
Em um relatório publicado em dezembro de 2020, a Techno Systems Research (TSR), uma empresa de pesquisa de mercado, projetou que o mercado de sensores de imagem automotivos terá um crescimento muito acentuado.
A TSR espera que o mercado cresça a uma média anual de 11% nos próximos quatro anos, até 2024 – um nível fenomenal de crescimento, considerando que o mercado de sensores de imagem como um todo é projetado para postar 6,8% de crescimento anual no mesmo período.
Os sensores de imagem automotivos exigem padrões de desempenho e segurança mais elevados do que os sensores móveis devido ao seu impacto potencial em acidentes de carro e, portanto, em vidas humanas.
Questões de privacidade e segurança virtual também estão no radar. Se você possuí um dispositivo móvel use uma VPN e proteja sua navegação online. A Samsung vem apresentando algumas falhar de privacidade nos últimos anos e atualizações recentes dos smartphones da marca incluem principalmente correções de segurança significativas.
Outra diferença entre os dois mercados é a durabilidade; os sensores de imagem automotivos precisam durar pelo menos cinco anos. Os automóveis permanecem em uso por muito mais tempo do que os smartphones, que costumam ser substituídos a cada dois anos.
Tais questões tornam necessário trabalhar em estreita colaboração com as montadoras desde o estágio inicial de planejamento, razão pela qual a Samsung diz que leva mais tempo para desenvolver sensores de imagem para carros do que para dispositivos móveis. Mas a Samsung não revelou qual montadora é sua parceira.
Quais foram os resultados das decisões estratégicas da Samsung até então?
A estratégia competitiva renovada e os programas de marketing que a Samsung projetou e implementou foram um grande sucesso nos últimos anos.
O valor global da marca Samsung aumentou em mais de 200% de 2003 a 2008 e assumiu o posto da Sony como a marca de eletrônicos de consumo mais valiosa.
Como resultado, as vendas da unidade cresceram para US $119 bilhões em 2009 e, com o advento do Samsung Galaxy, a receita cresceu para espantosos US $ 218 bilhões em 2018.
De acordo com a declaração de visão em seu site, a Samsung busca atingir US $ 400 bilhões em vendas, colocando o valor geral da marca da Samsung Electronics entre as 5 melhores do mundo no final de 2020.
Além disso, parece que eles continuam a se apoiar em seus pontos fortes, à medida que a Samsung continua seu compromisso em promover inovações em tecnologia e produtos.
Por exemplo, o lançamento do Galaxy Z Flip e do Galaxy Fold são dois dos exemplos mais recentes de inovação líder que vem da Samsung.