O Partido dos Trabalhadores (PT) de Maracanaú, em uma votação expressiva, decidiu apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Roberto Pessoa (União) para as próximas eleições. Durante a assembleia do diretório petista realizada na noite de quinta-feira (21), a proposta de lançar uma chapa própria liderada pelo deputado estadual Júlio César Filho (PT) foi rejeitada. O parlamentar planeja contestar essa decisão tanto junto ao PT Ceará quanto à direção nacional do partido.
A proposta vencedora recebeu 15 votos a favor, cinco contrários e uma abstenção. Júlio César Filho relatou que, desde o início da reunião, havia uma sugestão para rejeitar o apoio a Roberto Pessoa e consolidar uma candidatura própria em torno de seu nome.
DIVISÃO NO PT
Apesar da postura de oposição adotada pelo deputado, o PT de Maracanaú faz parte da base aliada do prefeito, inclusive ocupando cargos no governo, como é o caso da Secretaria de Juventude e Lazer, liderada por Nailton Marques, membro da Executiva Municipal do PT.
A ala do PT Maracanaú, à qual pertence a presidente do diretório municipal, Terezinha dos Santos, defende a manutenção da aliança com o prefeito atual.
Júlio César, por sua vez, conta com o apoio de líderes influentes como Camilo Santana, Elmano de Freitas, o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e o deputado federal José Airton Cirilo (PT).
ELEIÇÕES DE 2020
Nas eleições de 2020, Júlio César Filho concorreu à Prefeitura de Maracanaú pelo partido Cidadania, terminando em segundo lugar com 30,7 mil votos, atrás do atual prefeito, Roberto Pessoa, que obteve 78,8 mil votos.
Naquela ocasião, o PT Maracanaú também apresentou uma chapa própria liderada por Daniel Baima, que ficou em terceiro lugar com 6,1 mil votos.