Nativo do leste e norte da Austrália, Nova Guiné e do arquipélago Bismarck , o petauro do açúcar (Petaurus Breviceps) é um pequeno marsupial de aproximadamente 18cm, que possui uma cauda um pouco mais longa que o seu próprio corpo. Com pelagem cinza pérola, e manchas pretas e esbranquiçadas, esse animal vem se tornando muito popular nos últimos anos como opção de pet exótico principalmente nos Estados Unidos. Seus olhos bastante grandes e sua capacidade de planar chamam a atenção especialmente das crianças.
Um animal de hábitos noturnos
Diferente da maioria dos pets tradicionais, o petauro do açúcar tem como rotina realizar o seu ciclo de sono e descanso durante o dia, e se tornando ativo ao anoitecer. Apenas em caso de problemas de saúde esse comportamento é alterado.
Gosta de espaços grandes
Quando em seu habitat natural, apesar do seu pouco tamanho, esse animal tem uma enorme necessidade de espaço, que deve ser respeitada quando criado em cativeiro. Pra se ter uma ideia, ele pode percorrer quilômetros em busca de alimento ou parceiros. Tudo isso com a ajuda de seus “vôos”, pois ao planar, ele pode percorrer mais de 100 metros a cada investida.
Principais características do Petauro do Açúcar
Como seu nome já insinua, o petardo do açúcar tem como alimentos preferidos em sua dieta os doces, como seiva e néctar das plantas e árvores. Outra característica marcante desse animal é sua capacidade de planar no ar, como um esquilo voador. Isso faz com que ele, em vários países, seja conhecido como Sugar Glider, na tradução literal, “Planador do Açúcar”.
Além dos alimentos doces, o petauro também procura outros tipos de alimentos, influenciado principalmente pelas condições das estações do ano. No verão, alimenta-se quase que exclusivamente de insetos, enquanto no inverno essa dieta é turbinada com eucalipto e seiva de acácia, néctar, pólen, mel, aracnídeos.
O habitat do Petauro do Açúcar
Como gostam de se movimentar saltando entre as árvores, o petauro gosta de viver em regiões bem arborizadas onde as arvores proporcionem boa cobertura e possuam espaços ocos nos troncos, onde as famílias possam se aconchegar para se aquecer.
Como funciona a reprodução dos petauros
A fêmea possui duas vaginas e dois úteros, que durante o ato sexual são fertilizadas ao mesmo tempo pelo macho, quando a base do seu pênis se divide em duas partes.
A gestação, que pode dura entre 15 a 17 dias. Os filhotes, que geralmente nascem em dupla, pesam em torno de 200 gramas, ficando na bolsa da mãe por até 74 dias. Após esse período, alternam entre ficar no ninho ou nas costas da mãe até o desmame, que pode acontecer até 120 dias depois do nascimento.
É possível ter um deles em casa?
Apesar de já ser um pet popular em vários países, o petauro do açúcar é conhecido há poucos anos em nosso país. Para os protetores de animais, ele é um animal selvagem, não podendo ser mantido em cativeiro. Segundo argumentam, a falta de espaço e da convivência entre os pares da mesma espécie, podem causar problemas de saúde mental nesses animais.