O Brasil é o primeiro país da América Latina em números de incidência da diabetes. Atualmente, são 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição e a projeção é de que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. No ranking mundial, o Brasil ocupa o sexto lugar na incidência da diabetes. As informações são do Atlas da Federação Internacional de Diabetes, edição de 2021.
Considerando os números e a busca por uma qualidade de vida, o Emilio Ribas promove, neste mês, testagem de glicemia capilar gratuita nos dias 19 e 26, de 7h às 10h. A ação acontece nas sedes Eusébio, Fátima, Meireles, São Gerardo e Dom Luís, em Fortaleza, com gincanas educativas sobre a doença, além de aferição de pressão arterial.
Mas o que é diabetes?
Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela falta ou ação inadequada da insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Coordenadora da Endocrinologia do Emilio Ribas, a médica Milena Teles explica os tipos de diabetes existentes. “No tipo 1, as células betas são ‘destruídas’ e pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo, concentrando-se no sangue e impossibilitando o aproveitamento como energia. Esse tipo aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é tratada com insulina, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”.
Já na diabetes tipo 2, as células do corpo são resistentes à ação da insulina. Conforme a especialista, a incidência da doença, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade, que em geral, estão acima do peso. O seu tratamento e controle são feitos por meio de medidas para redução do peso, planejamento alimentar, atividades físicas e medicações para controle da glicemia.
Além dos tipos 1 e 2, o diabetes também se manifesta na gestação. “Na gravidez, em muitos casos, o aumento excessivo de peso da mãe contribui para aumento de risco para o aparecimento da doença. O diabetes mellitus gestacional configura um risco à saúde da mãe e do bebê sendo necessário um acompanhamento médico mais rigoroso”, pontua a médica Milena.
Serviço
Novembro Azul Diabetes: ação educativa promove testes de glicemia capilar de forma gratuita, em Fortaleza
Quando: dias 19 e 26/11/2022
Horário: 7h às 10h
Local: Emilio Ribas – Unidades Eusébio, Meireles, São Gerardo, Fátima e Dom Luís