A banda cearense Arquelano, de Maracanaú, foi uma das três vencedoras do concurso musical Gerdau, me leva pro Rio!. Foram 312 inscritos de todas as cidades onde a empresa produz aço no Brasil: Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto (MG); Caucaia e Maracanaú (CE); Araçariguama, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba (SP); Araucária (PR); Recife (PE); Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Além do conjunto cearense, saíram vencedoras a mineira Tria Arás, de Divinópolis; e a carioca Radioativa. As três terão a oportunidade de se apresentarem no próximo dia 11 setembro, na Cidade do Rock, em um pocket show no espaço da Gerdau no festival. Todas receberão, também, consultoria artística do Estúdio Bravo e ganharão o “Disco de Aço”, um troféu simbólico do concurso.
“O concurso foi um grande sucesso, com mais de 300 bandas participando. Por isso, decidimos prestigiar mais uma banda e teremos, agora, três vencedoras. Da mesma forma como essas cidades onde temos nossas operações nos acolheram, hoje, retribuímos dando palco para produções culturais locais que carregam toda a diversidade e a pluralidade da música brasileira, como parte dos investimentos da Gerdau na promoção da cultura. Acreditamos que a oportunidade de levá-los para o maior festival de música e entretenimento do mundo, será um grande impulsionador para suas carreiras”, explica Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau.
A iniciativa tem a cantora Ivete Sangalo como embaixadora e parceria com Rodolfo Simor, produtor e músico indicado ao Grammy Latino, que lidera o Estúdio Bravo, um centro de excelência em produção musical no Brasil. A Gerdau é uma das parceiras do Rock in Rio Brasil 2022 e responsável pela nova cenografia do Palco Mundo, o maior de toda a história do festival, desde 1985. A estrutura foi construída com 200 toneladas de aço Gerdau, 100% reciclável.
“É um prazer enorme ser madrinha desse projeto com a Gerdau, apoiando novos talentos da música do nosso país. É uma grande satisfação de fazer parte de uma iniciativa que valoriza nossa música, nossa cultura e que abrirá portas para novos talentos de várias regiões do Brasil. Agora, imagine o coração desses artistas que estarão no Rio! Eu sei o que eles estão sentindo, é maravilhoso!”, destaca Ivete Sangalo.
A avaliação das três vencedoras, realizada pela comissão julgadora, levou em conta critérios como performance e interpretação; arranjo e composição; e, também, o cumprimento das regras do concurso. Participaram do concurso musical bandas independentes com até cinco integrantes em que pelo menos um dos músicos fosse das cidades de: Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Congonhas, Ouro Branco, Itabirito e Ouro Preto (MG); Caucaia e Maracanaú (CE); Araçariguama, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba (SP); Araucária (PR); Recife (PE); Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Confira abaixo a lista das finalistas por cidade:
ARAÇARIGUAMA-SP
Banda: Thiago Andrade
MOGI DAS CRUZES-SP
Banda: Junior Castro
PINDAMONHANGABA-SP
Banda: Marcelo Oliveira
ARAUCÁRIA-PR
Banda: Folk You
CHARQUEADAS-RS
Banda: Papanui
SAPUCAIA DO SUL-RS
Banda: Demasiada Précion
BARÃO DE COCAIS-MG
Banda: Ka2
CONGONHAS-MG
Banda: MagoZen
DIVINÓPOLIS-MG
Banda: Tria Arás – VENCEDORA
ITABIRITO-MG
Banda: Cléo Santos e Banda
MARACANAÚ-CE
Banda: Arquelano – VENCEDORA
OURO BRANCO-MG
Banda: Antisocial Extrovertido
OURO PRETO-MG
Banda: Taynara Inara de Oliveira Dias
RECIFE-PE
Banda: Total Necrose
RIO DE JANEIRO-RJ
Banda: Radioativa – VENCEDORA
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).