Por: Danielle Assis
Manter as crianças entretidas durante as férias escolares é um desafio que a maioria dos pais enfrenta sempre que os meses de julho, dezembro e janeiro chegam.
Com um maior tempo dos pequenos dentro de casa, é preciso encontrar atividades que os mantenham ocupados e ainda possam diverti-los e ensiná-los enquanto brincam, mas essa não é uma tarefa fácil.
Porém, existem diversas maneiras de conseguir entreter as crianças durante as férias e para isso é preciso usar a criatividade.
As atividades ao ar livre são muito bem-vindas nesse período e elas podem ser realizadas em inúmeros locais, como o próprio quintal de casa e parques próximos.
Nos parques é possível praticar diversos esportes, andar de bicicleta, patins ou skate e realizar piqueniques. Já se a escolha for pelo quintal de casa, uma brincadeira divertida e inusitada é a criação de um acampamento.
Outras formas de manter as crianças entretidas no período de recesso escolar é visitando locais diferentes e que irão despertar a curiosidade delas. Nesse sentido, vale a pena levá-las para shoppings, museus, cinemas, peças de teatro e shows infantis.
Todas essas atividades promovem diversão, aguçam os sentidos e podem ensinar coisas novas.
Se por conta da pandemia do Coronavírus a escolha for por brincar com as crianças dentro de casa, existem muitas formas de entretenimento.
Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de manter os pequenos entretidos e há muitas opções que podem ser adquiridas, que vão desde as mais simples, até as mais elaboradas.
Também é possível convidar as crianças para cozinhar o prato preferido delas e fazer sessões de cinema ou de contação de histórias em casa.
Não deve-se esquecer ainda que os brinquedos que já se tem são bons aliados. As bonecas e as casas de boneca conseguem estimular a criatividade e a imaginação e rendem boas horas de diversão.
Os carrinhos, muito amados por diversos meninos, são mais uma forma de divertimento simples, mas que os pequenos adoram.
Além disso, as crianças dessa nova geração são fãs de celulares, videogames e computadores e, por mais que o uso intenso desses aparelhos não seja indicado, eles apresentam pontos positivos.
Os eletrônicos podem ser usados para mantê-las entretidas durante alguns momentos das férias, estimulam o raciocínio lógico e trazem diversos outros benefícios para o desenvolvimento. Porém, a recomendação dos especialistas é que as crianças brinquem por no máximo 2 horas por dia com eles.