Uma das características mais interessantes da moda é a constante inovação deste setor, não apenas devido ao lançamento de tendências e novas coleções de acordo com a estação, mas também pela conexão entre moda e tecnologia.
Ao agregar moda e tecnologia, ocorre um estímulo ao imaginário dos consumidores, seja pela irreverência do designer de moda, pela criação artística envolvida em uma coleção, inovação científica na fabricação dos tecidos sustentáveis e muito mais.
Essa inovação tecnológica engloba o provador de roupas, que agora também é virtual. Para utilizar o provador virtual, você deve informar peso, altura e idade. Essas informações serão utilizadas na seleção dos melhores produtos para você.
Caso você precise trocar uma das peças, o serviço Troque Fácil torna o processo antes burocrático e demorado, em um processo simples e rápido, tanto para o consumidor, quanto para a loja.
O cliente poderá escolher o ponto de devolução do produto, receber um vale-compras ou o reembolso do valor gasto.
Outra novidade na indústria fashion é a compra de peças que podem ser manipuladas digitalmente, com o auxílio de softwares de gráficos tridimensionais, e fabricadas em impressoras 3D.
Você só precisa cadastrar uma foto de corpo inteiro para conseguir experimentar e visualizar como a peça deverá apresentar em seu corpo. O item de vestuário só é produzido após a compra, gerando menor impacto ambiental.
Segundo Patrícia de Souza, consultora de estilo do portal StyleSpring, a impressora 3D proporciona a liberdade de produzir itens exclusivos e personalizados. No entanto, existe uma limitação, pois a impressora 3D só utiliza nylon na confecção dessas peças.
Outra tendência é a compra de roupas que existem apenas no mundo virtual, seja para vestir um avatar em um game ou para postar uma foto vestindo uma peça de vestuário exclusiva.
No segundo exemplo, a peça é inserida de maneira digital em uma fotografia fornecida pelo usuário, apresentando um resultado realista.
Não podemos deixar de mencionar a conexão entre moda e redes sociais. Como o advento da tecnologia, tornou-se muito fácil para uma marca construir uma imagem sólida na internet.
Uma maneira de conquistar consumidores é através da parceria com influenciadores digitais e criadores de conteúdo, que experimentam os produtos e os mostram na prática, muitas vezes sugerindo possíveis combinações.
Outra novidade é a realização de eventos virtuais. Muitos eventos de moda que seriam cancelados por causa da pandemia de Covid-19 foram transformados em eventos digitais.
As semanas de moda de São Paulo, Paris, Milão, Nova Iorque e Londres servem como uma vitrine para as novas coleções de grandes estilistas e a apresentação de tendências do universo da moda.
Como a transmissão virtual, tanto quem trabalha no setor da moda, quanto o público, poderá acompanhar as novidades. Abaixo, preparamos um calendário com as datas dos principais eventos de moda em 2021:
- Semana de moda de Milão: Acontecerá entre os dias 23 de fevereiro a 01 de março, e contará com a presença de 40 marcas.
- Semana de Alta Costura de Paris: Ocorreu entre os dias 25 e 29 de janeiro, com a presença de 30 marcas.
- Semana de moda de Nova Iorque: Ocorreu entre os dias 12 e 13 de fevereiro.
- Semana de moda de Londres: Ocorre entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Embora nem todos tenham gostado do formato digital, quem sempre quis participar de um desses eventos, mas não pôde por causa do custo elevado em ingressos, passagens aéreas e hotel, agora poderá acompanhar os eventos de dentro de casa.