Na última segunda-feira (06), cerca de 60 líderes, entre presidentes de CDLs e diretores, a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará, participaram de uma reunião remota, coordenada pelo presidente da entidade, Freitas Cordeiro, sobre ações de inovação nos segmentos varejistas em cidades do interior nesse momento de Covid-19.
Citado como um dos grandes desafios da humanidade, o momento de pandemia do novo coronavírus traz dinâmicas diferentes para o comércio que ainda não havia migrado para ferramentas digitais. “Os profissionais liberais e autônomos poderão receber ajuda financeira em breve e deveremos nos preparar para alinhar demanda e oferta. Nossos produtos devem chegar em quem precisa comprar”, ressalta Freitas Cordeiro.
Presidentes de CDLs e Diretores das regionais da Federação, compartilharam ações inovadoras implementadas nas cidades para trazer para o meio digital e para o formato de delivery cada vez mais empresas.
O encontro remoto desta semana serviu também para equiparar as informações sobre os programas emergenciais dos Governos Municipal, Estadual e Federal entre os associados, dessa forma todos estarão aptos a participar de planos de isenção tributária e incentivos fiscais.
Para os próximos dias, as sugestões feitas são para que as CDLs contribuam na movimentação do varejo em todo o Estado, levando iniciativas para a inserção dos setores em formatos como o delivery e o marketing de relacionamento com seus clientes. “Incentivamos novos modelos de mercado, de gestão de negócios e horizontes de esperança para as cidades menos populosas”, destaca Daniela Costa, vice-presidente da CDL de Sobral.
O presidente da CDL de Fortaleza, contribuiu falando sobre a visão desafiadora do momento, não somente como um problema. “Saíremos do outro lado dessa crise diferentes, quem não colocava foco em capacitação, deverá rever isso, pois só cresce quem toma decisões baseadas em cientificidade, pensando sobre vocação e propósito, para agir de forma atuante e transformadora”, conclui Assis Cavalcante, presidente da entidade.
Freitas Cordeiro, falou sobre capitanear uma força tarefa entre as cidades com associados cedelistas, “podemos ser um canal entre as ações dos setores públicos, empresariais e de saúde, levando para os negócios de todo o Ceará o fortalecimento para seguir firmes durante e depois desta crise desafiadora e transformadora”, conclui o presidente da FCDL do Ceará.
Finalizando a reunião, os presidentes das CDLs reafirmaram o sentimento de todos, uma vez que percebem que a FCDL – CE está desempenhando, com a disponibilidade integral do presidente Freitas Cordeiro, um papel fundamental de apoio ao comércio.
Neste período, reuniões remotas serão parte do calendário oficial da entidade para continuar a jornada de apoio aos negócios por todo o Ceará.