Uma vez apelidado de “garoto maravilha”, a carreira de Alexandre Pato não correspondeu bem às expectativas. Ao ingressar no Milan aos 17 anos de idade, o mundo do futebol estava a seus pés – jogando ao lado de alguns dos grandes do jogo, incluindo Kaká, Andrea Pirlo e Ronaldo. Lamentavelmente, as lesões fizeram com que eles se lesionassem, e depois de retornar ao Brasil, alguns movimentos estranhos – e sem sucesso – emprestados e caindo nas profundezas da obscuridade do futebol ao se juntar a Tianjin Quanjian da Superliga Chinesa, ele rapidamente se tornou um homem esquecido.
A verdade é que ele era muito bom demais para o padrão do futebol na China – muitas vezes imaginado para marcar em todos os site de aposta. Ele marcou 30 gols na liga em 47 partidas e muitas vezes se tornou viral por destruir adversários de menor qualidade com suas habilidades e artimanhas. Entretanto, antes de se mudar para a Ásia, ele teve duas passagens bastante tristes tanto no Chelsea quanto no Villarreal e, conseqüentemente, ninguém imaginava arriscar em Pato. Haviam rumores de que AC Milan iria levá-lo de volta em uma liberdade, mas nada se concretizou e a realidade era que a elite européia não estava interessada. Assim, ele voltou à sua pátria.
A segunda passagem de Pato pelo São Paulo foi em grande parte mal sucedida – apesar da grande revelação do clube, que revelou “Aqui o coração bate mais forte”, em homenagem à sua icônica celebração do gol. Assinando um contrato de dois anos com o clube, ele saiu antes do final de seu contrato e, posteriormente, ficou fora do jogo por seis meses – depois se juntou ao Orlando City como agente livre, em Fevereiro de 2021.
Mais uma vez, lesões devastaram seu tempo com o time da MLS, e ele terminou aquela campanha de estreia com apenas 116 minutos jogados em cinco partidas em todas as competições. Enquanto ele poderia ter voltado mais uma vez para a Série A do Brasileirão, com o São Paulo mostrando interesse, Pato, agora com 32 anos de idade, recebeu uma segunda chance nos EUA.
No pontapé inicial de sua carreira no clube, Pato disse:
“Mal posso esperar para começar a jogar”. Entrando no estádio e recebendo o apoio dos torcedores”. Tenho certeza de que este ano será muito diferente do ano anterior”.
A temporada da MLS começa no dia 27 de Fevereiro, mas de acordo com a Betfair, Orlando não gosta de ganhar a Conferência Leste – ao contrário do que aconteceu em 18/1, e a pré-temporada não foi gentil com o antigo “Garoto de Ouro”, já que os Leões não conseguiram ganhar nenhum de seus amistosos no clube.
Embora, sem dúvida, os ferimentos tenham causado danos a Pato, saltando de clube em clube, não podem ter ajudado sua causa quando se trata de seleção internacional. Apesar de uma estreia promissora, na qual o atacante – então com 19 anos – marcou dentro de 12 minutos após sair do banco de reservas em um amistoso contra a Suécia, Pato só foi para ganhar 27 partidas pela seleção (marcando 10 gols naquele tempo).
Tudo parecia tão esperançoso para o jovem, que estava sempre ansioso para fazer um impacto imediato. Notavelmente, Pato marcou em suas estreias pelo Internacional (2006), AC Milan (2008), Corinthians (2013), Chelsea e Villarreal (2016) – mas nunca esteve à altura do entusiasmo e da expectativa que o rodeava.
Durante o tempo em que esteve sem clube, Pato foi inflexível, era cedo demais para se aposentar do jogo, e ele levou para seus canais de mídia social para contar aos torcedores seus planos. Entretanto, não se pode deixar de pensar se as lesões o forçarão a desistir – e talvez, depois de todo este tempo, não haja como voltar à redenção para o antigo garoto maravilha.