Criptomoedas são ativos digitais projetados para funcionar como um meio de troca. As criptomoedas usam criptografia para proteger transações e controlar a criação de novas unidades.
Uma criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca usando criptografia para proteger transações e controlar a criação de novas unidades. As criptomoedas usam controle descentralizado em vez de dinheiro eletrônico centralizado e sistemas bancários centrais.
O controle descentralizado de cada criptomoeda funciona por meio de tecnologia de contabilidade distribuída, geralmente uma blockchain, que serve como um banco de dados público de transações financeiras.
A primeira criptomoeda descentralizada criada foi o bitcoin em 2009 pelo desenvolvedor pseudônimo Satoshi Nakamoto. Bitcoin usa criptografia SHA-256, que é considerada inquebrável por qualquer sistema de computador moderno.
Tipos de criptomoedas
As criptomoedas podem ser classificadas como um tipo de moeda digital, moedas alternativas ou moedas virtuais. Existem mais de 1.500 tipos diferentes de criptomoedas no mundo hoje.
Existem diferentes tipos de criptomoedas e elas podem ser classificadas em:
- Moedas como Bitcoin, Litecoin, Ethereum e Monero;
- Plataformas como Ethereum e NEO;
- Token como EOS e ZCash.
Invista em criptomoedas
Investir em criptomoedas é uma tendência que existe há alguns anos. No entanto, foi só no ano passado que as criptomoedas começaram a ganhar terreno. O mercado de criptomoedas cresceu tremendamente nos últimos meses e viu um aumento de mais de 1000% desde o início de 2017.
O mercado de criptomoedas ainda é muito volátil e sujeito a altos níveis de risco, mas o potencial de crescimento também é muito alto.
Existem outras maneiras de investir em criptomoedas, como minerar ou comprá-las em exchanges com moeda fiduciária ou outras moedas, como Bitcoin ou Ethereum.
Minerar criptomoedas
O processo de mineração de criptomoedas é o que as torna seguras. A mineração envolve a resolução de uma série de problemas matemáticos para verificar as transações no blockchain, que são então adicionadas ao blockchain e compartilhadas com outros mineradores na rede.
A mineração de criptomoedas é o processo de verificação de transações em uma blockchain. Para fazer isso, os mineradores precisam resolver um problema matemático complicado. Este problema é diferente para cada criptomoeda e para cada bloco.
Existem duas maneiras de minerar criptomoedas:
1) Usando a CPU do seu computador (Unidade Central de Processamento)
2) Usando a GPU do seu computador (Graphics Processing Unit)
A mineração de CPU não é muito eficiente porque você só pode usar um núcleo de processador por vez, o que significa que os outros núcleos são desperdiçados. A mineração de GPU é mais eficiente porque você pode usar todos os núcleos do processador de uma só vez.
As criptomoedas são seguras?
As criptomoedas são seguras. Eles não são um risco para o sistema financeiro. Eles não são um risco à segurança nacional. Eles não representam uma ameaça à estabilidade global.
Os benefícios potenciais de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, em termos da sua capacidade de fornecer maneiras eficientes e econômicas de gerenciar transações, podem trazer enormes benefícios para as pessoas, as empresas e os governos em todo o mundo.