Ter um e-commerce é uma oportunidade excepcional para empreender e expandir seus negócios no mundo digital, permitindo que você alcance um público global e quebre as barreiras físicas.
Para se ter uma ideia da expressividade do crescimento desse formato de negócio, 2021 para 2022, o faturamento dos e-commerces saltaram de R$ 150 bilhões, para R$169 bilhões, segundo dados da ABComm Forecast.
Com a conveniência de fazer compras a qualquer hora e em qualquer lugar, o e-commerce oferece uma experiência mais acessível e prática para os clientes, tornando-o uma escolha estratégica para alcançar o sucesso no mundo digital.
Nesse artigo queremos relembrar que, apesar do e-commerce ter características diferentes de um comércio físico, você deve ter boas estratégias de marketing digital para alavancar o seu negócio e fidelizar seus clientes.
Por isso, trouxemos as 5 principais dicas para você colocar no seu radar e aplicar na sua loja online, garantindo bons resultados em suas vendas:
1.Invista em anúncios
Os anúncios permitem segmentar as campanhas com base em interesses, demografia e comportamento do cliente, garantindo que sua mensagem alcance as pessoas certas, no momento certo.
Além disso, a capacidade de medir o desempenho dos anúncios em tempo real permite ajustar a estratégia conforme necessário, otimizando o retorno sobre o investimento (ROI) e impulsionando o crescimento das vendas, fortalecendo assim a presença do seu e-commerce no mercado competitivo do ambiente digital
2. Faça otimizações SEO
Ao implementar práticas de SEO adequadas, como a escolha estratégica de palavras-chave relevantes para o nicho de mercado, otimização das descrições de produtos, melhorias no design e velocidade do site, além da construção de backlinks de qualidade, o e-commerce tem mais chances de alcançar posições mais altas nos resultados de pesquisa.
3.Mantenha suas redes sociais movimentadas
As redes sociais são fundamentais, pois reforçam a presença da sua marca e engaja seus clientes, criando uma comunidade em torno da sua loja, impulsionando o tráfego do site e contribuindo para o crescimento sustentável do negócio, de forma que o seu cliente volte a comprar.
Lembre-se de que conteúdo de qualidade sempre será mais importante do que qualquer outra estratégia nas redes sociais, por isso, ofereça informações de valor e atualizações periódicas para seu cliente!
4.Ofereça uma experiência atrativa
Ofereça promoções especiais, descontos exclusivos ou até mesmo frete grátis para compras acima de determinado valor. Essas ofertas incentivam os clientes a finalizarem a compra e aumentam o valor médio do pedido. Além disso, ações sazonais e campanhas temáticas podem impulsionar as vendas em momentos estratégicos.
5.Tenha uma comunicação efetiva e um bom WhatsApp CRM
É importante que você tenha um canal de comunicação assertivo, como, por exemplo, o WhatsApp, em que possível fornecer suporte em tempo real, esclarecer dúvidas sobre produtos, acompanhar pedidos e até mesmo fechar vendas de forma mais conveniente para o cliente.
Mas, é importante que você além de ter uma ferramenta de comunicação, saiba gerenciar as conversas para não se perder e acabar gerando uma experiência negativa para seu cliente.
Para isso, existem ferramentas como o WhatsApp CRM que auxiliam a organização dos seus contatos, possibilitando o envio de mensagens programadas, acompanhamento das entregas, automações e facilitando o acompanhamento do cliente ao longo da jornada de compra
Tire um tempo no seu planejamento para escolher um bom WhatsApp CRM, que contemple funcionalidades que serão uteis para o seu dia a dia, e que facilitarão o acompanhamento das vendas realizadas no seu e-commerce.
Com essas dicas, você está pronto para decolar o seu negócio!