Com a capacidade de imitar quase perfeitamente o atendimento prestado por atendentes reais e oferecer respostas instantâneas a maioria dos usuários, o uso de Chatbots são uma tendência que ganha força exponencialmente a cada ano.
Segundo o grupo Gartner, espera-se que os chatbots, que usam inteligência artificial (IA) para imitar as conversas humanas, sejam utilizados em 2020 por mais de 50% das médias e grandes empresas. Isso se deve principalmente a capacidade de usar o processamento de linguagem natural para mapear uma entrada falada ou escrita para uma intenção.
Os chatbots atendem aos tipos de comportamento de fluxo de trabalho característicos dos millennials, que estão acostumados a – e exigem – conexões instantâneas e digitais que os mantêm atualizados o tempo todo. Chatbots são capazes de fazê-lo por causa da eficiência e facilidade com que os trabalhadores podem interagir com bots em linguagem natural.
Várias empresas oferecem, até gratuitamente, guias para criar chatbots com todas as funcionalidades necessárias para o bom atendimento dos clientes.