Cotidiano

Cerca de 120 lojas devem participar do Dia Livre de Impostos em Fortaleza

O Brasil está entre os 15 países com maior carga tributária do mundo e assume a pior posição entre os 30 analisados quanto ao retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade.  A informação soa indigesta para a população que, em todas as camadas sociais, vive diariamente o drama da falta de serviços como educação, saúde e segurança pública.

Mas, não é novidade dizer que a imensa carga tributária brasileira não é revertida em serviços públicos de qualidade. Agora, o que muita gente nem se dá conta é que no Brasil essa taxação é maior sobre o consumo.

Quem conhece bem essa realidade é o empresário brasileiro, que considera a carga tributária como um dos maiores entraves para o crescimento do país. Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a gravidade do problema, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) investe mais uma vez no Dia Livre de Impostos, que esse ano acontecerá no dia 30 de maio.

A ideia, de acordo com o presidente da entidade, Cabral Neto, é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos. No Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar os itens descontado a tributação. “Dessa forma, o consumidor vai perceber que essa diferença é o que ele paga de imposto. Muitas vezes ele não percebe isso por conta de ser tudo embutido no preço. É essa conscientização que queremos provocar tanto em quem vende quanto em quem compra. O peso real dos tributos na vida de cada um”, explica.

Dia Livre de Impostos

Para deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra, no próximo dia 30 de maio (quinta-feira), durante o horário normal de funcionamento, o comércio estará oferecendo produtos selecionados com desconto em Fortaleza.

A ação como forma de protesto será montada no Shopping Iguatemi para promover a conscientização da alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil. “Essa é a 11ª edição do Dia Livre de Impostos. O Brasil tem uma pesada carga tributária que impacta diretamente a todos os consumidores pois a maior parte dos tributos pagos incide sobre o consumo. Além disso, o empresário também sofre se deparando com um sistema que tem constantes alterações e exige estrutura de pessoas para correta apuração o que poderia ser simplificado.”, explica Cabral Neto.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2018, a data contou com a participação de 60 lojas em Fortaleza. Neste ano, a expectativa é de que 120 estabelecimentos façam parte da campanha.

A lista completa das lojas participantes está no site: www.cdljovemfor.com.br/dli.