A Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne os documentos de porte obrigatório no trânsito e diversos serviços de governo, ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários cadastrados. A partir de seu lançamento em 2019, a solução desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito esteve entre os apps de governo mais baixados pelo cidadão. Segundo dados do governo federal, no último mês de agosto, a CDT perdeu em número de downloads apenas para o gov.br e a Carteira de Trabalho Digital. A avaliação do app na Google Play hoje é de 4,8, alcançando 4,9 na App Store.
“O principal objetivo da transformação digital é simplificar a vida dos brasileiros, que, em sua maioria, acessam a internet por meio de um celular. E nada mais significativo que os documentos estejam na palma de suas mãos. É desta forma que a Carteira de Trânsito Digital se destaca com esse número impressionante de usuários”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público, Rogério Mascarenhas. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso e também os serviços presentes no aplicativo. Vamos incluir todo processo de transferência e tudo que puder facilitar e simplificar a vida do cidadão”, anuncia o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Houve um longo percurso desde o surgimento da primeira CNH digital até a criação de uma carteira que oferecesse os mais diversos serviços para o segmento de trânsito. Alguns deles, como a “venda digital” e a “indicação do real infrator”, ainda estão sendo implementados pelos Detrans. Outros, como o Sistema de Notificação Eletrônica, que permite o pagamento antecipado de multas com até 40% de desconto, já são oferecidos por todos os órgãos autuadores federais e estaduais e, agora, estão sendo adotados em massa pelos municípios.
“Nosso desafio é entender as necessidades do público e garantir que o aplicativo atenda a essas demandas da melhor maneira possível. Essa marca nos mostra que estamos no caminho certo, oferecendo uma solução valiosa para milhões de brasileiros”, explica Isidro Monteiro, gerente de Soluções Digitais de Trânsito do Serpro.
Conheça algumas das principais funcionalidades da CDT
CNH-e
Primeiro serviço da CDT, a CNH digital é um documento que possui validade em todo o território brasileiro, podendo ser utilizada como identificação, por exemplo, em embarques aéreos e repartições públicas. O app permite a exportação desse documento com assinatura digital, o que equivale a uma cópia com autenticação em cartório. No total, mais de 39 milhões de downloads da CNH digital foram feitos pela CDT.
CRLV-e
A versão eletrônica do documento veicular também está na CDT e pode ser compartilhada, por qualquer período de tempo, com até cinco outros usuários do aplicativo. Desde 2020, o CRLV se tornou 100% digital, mas, para aqueles que ainda preferem conduzir levando o documento em papel, é possível fazer a impressão. A autenticidade é garantida por um QR-Code desenvolvido pelo Serpro. Cerca de 33 milhões de downloads do CRLV-e foram realizados a partir da CDT.
“Venda Digital”
O ambiente da CDT também permite, de forma segura, a emissão de autorização de transferência de veículo por meio eletrônico (ATPV-e). A comunicação é realizada usando apenas o aplicativo, sem que haja a necessidade de comparecimento a cartório para reconhecimento de firma. Mas o comprador ainda precisa ir ao Detran para realizar a vistoria e finalizar a transferência. No momento, dez Estados estão oferecendo o serviço: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso e Sergipe.
Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) permite aos órgãos autuadores de trânsito enviar notificações de infrações de trânsito, informativos, comunicados e documentos em formato digital. E os motoristas e proprietários de veículos que fazem a adesão ao sistema podem obter o desconto de até 40% no pagamento das multas de trânsito. O SNE já abrange todas as autuações ocorridas em vias federais, todos os Detrans do país e mais de mil órgãos autuadores municipais. O abatimento do valor só é permitido para os motoristas que reconhecem a infração e, portanto, não vão recorrer.
Indicação do Real Infrator
Também é possível a transferência de multas usando apenas a CDT. Basta, basta informar o verdadeiro responsável pela infração, com nome e CPF. Após isso, o indicado recebe uma comunicação e, caso realize o aceite, ele assumirá, apenas para aquela infração, o ônus financeiro e os pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A indicação do real infrator pode ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa e, por enquanto, está sendo oferecida pelos Detrans do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Avisos de recall e vencimento da CNH
A CDT envia avisos de que está próximo o vencimento da CNH, além de notificações de recall do veículo com orientações sobre como entrar em contato com o fabricante, as providências necessárias para a resolução e os riscos caso o reparo não seja efetuado.
Campanhas de Trânsito
No ambiente “Educação” da CDT podem ser encontradas as campanhas de conscientização, divulgações de novas funcionalidade e até mesmo prêmios, como o da Senatran 2023, que acontece durante este mês de setembro.