Colunas

Arautos do Evangelho: Quem eles são e o que fazem no mundo?

Seu apostolado é baseado na manifestação da beleza de Deus para as pessoas, exaltando a Igreja e as maravilhas artísticas que foram concebidas ao longo dos séculos.
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Religiosa Internacional dos Fiéis, fundada por Mons. João Clá Dias, a primeira a ser erguida pela Santa Sé no terceiro milênio.
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Religiosa Internacional dos Fiéis, fundada por Mons. João Clá Dias, a primeira a ser erguida pela Santa Sé no terceiro milênio.

Principalmente composta por jovens, atualmente está presente em 78 países nos 5 continentes. Para aqueles com vocação precoce, foram construídas escolas gratuitas no Brasil e em outros países, além de unidades externas que atendem aqueles que não pretendem ser arautos, mas que desejam ter uma escola e treinamento profissional de acordo com seu carisma.

Seus membros da vida consagrada praticam o celibato e se dedicam inteiramente ao apostolado, vivendo em casas especificamente para homens ou mulheres que alternam vida de estudo e oração com atividades de evangelização em dioceses e paróquias, com ênfase especial na formação de jovens, bem como aqueles que têm a vocação de professores em seminários e faculdades que realizam seus cursos de especialização nas mais prestigiadas universidades internacionais.

A maneira pela qual os Arautos do Evangelho vivem seu carisma é através de uma vida e evangelização consagradas, onde a Virgem tem o papel principal de se aproximar a Deus.

Embora eles não professem votos e permaneçam em um estado secular -com exceção de alguns que adotam os caminhos do sacerdócio- os Arautos do Evangelho sempre procuram praticar conselhos evangélicos. Os Arautos moram em comunidades masculinas ou femininas num ambiente de caridade e disciplina fraterna. Em seus lares, a vida de oração e estudo é incentivada, concorde com a sábia orientação dada pelo Papa São João Paulo II à Igreja.

Em sua mídia digital, há acesso ao evangelho diário, conteúdos de interesse religioso, esportivo e recreativo, bem como a oração pelas intenções daqueles que visitam seus sites em comunidades que adicionam mais de 3.000 leigos e padres no mundo e compartilham o convite para fazer parte do apostolado de sua associação.

“O hábito não faz do monge, mas o caracteriza.”

A cruz que os Arautos carregam é inspirada no modelo do apóstolo Santiago, o símbolo por excelência do peregrino que procura a Pátria do Pai Celestial, evocando a esperança cristã do sacrifício do Holocausto para a representação da pureza de espírito e corpo, à imagem da Virgem das virgens, a quem eles estão em consagração.

O capuz significa contemplação e oração, as botas a disposição para a ação evangelizadora mundial, o escapular a consagração, assim como a devoção é simbolizada pelo rosário, a corrente representa a escravidão do amor e o medalhão sintetiza a espiritualidade, a eucaristia, a Virgem Maria e as chaves pontificiais.

Globalmente, os Arautos do Evangelho convidam abertamente todas as pessoas a fazerem parte das Missões Marianas, dos cursos de consagração à Virgem e do Apostolado da oração, entre outras atividades.

Se você deseja colocar suas intenções em oração ou obter mais informações, acesse:

Português – www.Arautos.org